Page 69 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 69
Descritores para correção do gênero de referência do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
Todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nivel Desempenho
Demonstra excelente apresentação estética, com recuo adequado de
5(100%)
= parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e simetria das
200 p estrofes) e respeito às margens. É evidente o capricho com o traçado da letra e
a conservação do material.
Demonstra boa apresentação estética, com recuo adequado de parágrafo (no
4 (80%)
= caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a simetria das estrofes)
160 p e respeito às margens. Há poucas ocorrências de descuido com o traçado da
letra e/ou a conservação do material.
I - ESTÉTICA Demonstra regular apresentação estética, com recuo inadequado de
TEXTUAL 3 (60%) parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se a divisão e a simetria
= das estrofes) e/ou ausência em algumas partes. Há algumas ocorrências de
120 p descuido com o traçado da letra, manutenção das margens e/ou a conserva-
Demonstrar domí- ção do material.
nio dos aspectos
visuais do texto. Demonstra insuficiente preocupação com a estética, com muitas ocorrências
2 (40%) de recuo inadequado de parágrafo (no caso de texto em verso, consideram-se
= a divisão e a simetria das estrofes) e/ou ausência em muitas partes. Há mui-
80 p tas ocorrências de descuido com o traçado da letra, manutenção das margens
e/ou a conservação do material.
Demonstra precária apresentação estética, com ausência de paragrafação
1 (20%)
= (no caso de texto em verso, considera-se a ausência de estrofes). Há muitas
ocorrências de trechos quase ou frequentemente ilegíveis, sem respeito às
40 p margens e/ou conservação comprometida do material.
Demonstra desconhecimento acerca dos aspectos visuais e da apresentação
0 (0%)
estética do texto.
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita da língua portuguesa
5(100%)
= e de escolha de registro (formal ou informal) adequado à situação comuni-
200 p cativa. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita são mensurados
conforme a faixa etária e a série de referência.
Demonstra bom domínio da modalidade escrita da língua portuguesa e de
4 (80%)
= escolha de registro (formal ou informal) adequado à situação comunicativa,
II - CONVENÇÕES 160 p com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita consolidadas na
DA ESCRITA série de referência.
3 (60%) Demonstra regular domínio da modalidade escrita da língua portuguesa e de
Demonstrar domí- = escolha de registro (formal ou informal) adequado à situação comunicativa,
com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita esperadas para a
nio da modalidade 120 p série de referência.
escrita da língua Demonstra insuficiente domínio da modalidade escrita da língua portuguesa
portuguesa e do 2 (40%) (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, com muitos desvios
registro solicitado. = gramaticais, de escolha de registro e de convenções já estabelecidos na série
80 p de referência.
Demonstra precário domínio da modalidade escrita da língua portuguesa
1 (20%)
= (formal ou informal) adequado à situação comunicativa, de forma siste-
40 p mática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita já estabelecidos na série de referência.
Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua
0 (0%)
portuguesa.
Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição 69
a