Page 72 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 72
Descritores de correção do gênero de referência do 9º ano do Ensino Fundamental
à 3º série do Ensino Médio Todos os gêneros e tipos
Competência Nível Desempenho
5 (100%) Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recur-
200 p sos coesivos. Raras repetições.
4 (80%) Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório
IV – COESÃO 160 p diversificado de recursos coesivos. Poucas repetições.
TEXTUAL
3 (60%) Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta
Demonstrar 120 p repertório pouco diversificado de recursos coesivos. Algumas repetições.
conhecimento
dos mecanismos 2 (40%) Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e
linguísticos ne- 80 p apresenta repertório limitado de recursos coesivos. Muitas repetições.
cessários para
a construção do 1(20%) Articula as partes do texto de forma precária. Repetição excessiva.
texto. 40p
0 (0%) Não articula as informações. Predominância de períodos justapostos.
5 (100%) Evidencia de forma criativa e consistente as competências ético-estéticas em
200 p conformidade com os direitos humanos.
V – CONTEÚDO
4 (80%) Evidencia de forma criativa e organizada as competências ético-estéticas em
Construir e 160 p conformidade com os direitos humanos.
mobilizar 3 (60%) Evidencia de forma mediana (implícita ou superficial) as competências ético-
valores, atitudes, 120 p -estéticas em conformidade com os direitos humanos.
linguagens
e saberes que se 2 (40%) Evidencia de forma insuficiente as competências ético-estéticas em confor-
pautem e apli- 80 p midade com os direitos humanos, sendo pouco relacionada ao tema ou não
quem critérios articulada à discussão desenvolvida no texto.
de justiça social, 1 (20%) Apresenta as competências ético-estéticas de forma vaga, precária ou rela-
promovendo o 40 p cionada apenas ao assunto. Tangencia o tema. Há indícios de inconformidade
respeito com os direitos humanos.
à diversidade, à
solidariedade,
à equidade e ao 0 (0%) Não evidencia as competências ético-estéticas em conformidade com os
diálogo. direitos humanos.
a
72 Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição