Page 71 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 71

Descritores de correção do gênero de referência do 9º ano do Ensino Fundamental
                            à 3º série do Ensino Médio Todos os gêneros e tipos
           Competência  Nível  Desempenho
                            Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua
                      5 (100%)  portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
                          200 p
                            escrita são mensurados conforme a faixa etária.
                            Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
           I - NORMA   4 (80%)  e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da
           PADRÃO      160 p  escrita consolidadas nesta série.
                            Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portu-
                      3 (60%)
           Demonstrar       guesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de conven-
           domínio da   120 p  ções da escrita esperadas para a série.
           norma padrão   2 (40%)  Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua
           na modalidade   80 p  portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
           escrita da língua   venções da escrita conforme a faixa etária.
           portuguesa.  1 (20%)  Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portu-
                       40 p  guesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramati-
                            cais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
                            Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portu-
                       0 (0%)
                            guesa.
           II – GÊNERO   5 (100%)  Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um repertório sociocultu-
           PROPOSTO         ral produtivo, e apresenta excelente domínio do tipo/gênero textual proposto,
                       200 p
                            com todos os elementos esperados.
                            Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio do tipo/gêne-
           Compreender a   4 (80%)  ro textual proposto. Uso superficial do repertório sociocultural, com poucas
           proposta de  160 p  inadequações dos elementos esperados.
           redação e aplicar   Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio mediano do tipo/
           conceitos das   3 (60%)  gênero textual proposto, com recursos/ informações limitados à coletânea ou
           várias áreas de   120 p  a repertório pessoal e inadequações consideráveis dos elementos esperados.
           conhecimento     Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou
           para desenvolver   2 (40%)  apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero textual proposto, não aten-
           o tema dentro   80 p  dendo à estrutura esperada.
           dos limites   1 (20%) Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do
           estruturais do   40 p  tipo/gênero textual proposto, com traços constantes de outros tipos textuais.
           gênero solici-   Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero textual proposto.
           tado.       0 (0%)  Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anulada.
                            Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de
                      5 (100%)
           III – COERÊNCIA   200 p  forma consistente e organizada, configurando autoria. Projeto de texto bem
           TEXTUAL          definido.
                      4 (80%) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma orga-
                       160 p  nizada, com indícios de autoria. Projeto de texto com poucas falhas.
           Selecionar, rela-  3 (60%) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
           cionar, organizar   120 p  textos motivadores e pouco organizados. Projeto de texto com falhas.
           e interpretar    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorga-
           informações,   2 (40%)  nizados ou contraditórios e limitados aos textos motivadores. Ausência de
           fatos, opiniões   80 p  projeto de texto.
           e argumentos   1 (20%) Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou inco-
           relacionados ao   40 p  erentes. Tangencia o tema e/ou incoerente.
           tema proposto.   Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema ou muito
                       0 (0%)
                            incoerentes: fuga ao tema.


                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  71
                                                                 a
   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76