Page 71 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 71
Descritores de correção do gênero de referência do 9º ano do Ensino Fundamental
à 3º série do Ensino Médio Todos os gêneros e tipos
Competência Nível Desempenho
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua
5 (100%) portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
200 p
escrita são mensurados conforme a faixa etária.
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
I - NORMA 4 (80%) e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da
PADRÃO 160 p escrita consolidadas nesta série.
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portu-
3 (60%)
Demonstrar guesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de conven-
domínio da 120 p ções da escrita esperadas para a série.
norma padrão 2 (40%) Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua
na modalidade 80 p portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de con-
escrita da língua venções da escrita conforme a faixa etária.
portuguesa. 1 (20%) Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portu-
40 p guesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramati-
cais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portu-
0 (0%)
guesa.
II – GÊNERO 5 (100%) Desenvolve o tema de forma consistente, a partir de um repertório sociocultu-
PROPOSTO ral produtivo, e apresenta excelente domínio do tipo/gênero textual proposto,
200 p
com todos os elementos esperados.
Desenvolve o tema forma consistente e apresenta bom domínio do tipo/gêne-
Compreender a 4 (80%) ro textual proposto. Uso superficial do repertório sociocultural, com poucas
proposta de 160 p inadequações dos elementos esperados.
redação e aplicar Desenvolve o tema de forma previsível e apresenta domínio mediano do tipo/
conceitos das 3 (60%) gênero textual proposto, com recursos/ informações limitados à coletânea ou
várias áreas de 120 p a repertório pessoal e inadequações consideráveis dos elementos esperados.
conhecimento Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou
para desenvolver 2 (40%) apresenta domínio insuficiente do tipo/gênero textual proposto, não aten-
o tema dentro 80 p dendo à estrutura esperada.
dos limites 1 (20%) Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do
estruturais do 40 p tipo/gênero textual proposto, com traços constantes de outros tipos textuais.
gênero solici- Fuga ao tema/não atendimento à estrutura do tipo/gênero textual proposto.
tado. 0 (0%) Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anulada.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de
5 (100%)
III – COERÊNCIA 200 p forma consistente e organizada, configurando autoria. Projeto de texto bem
TEXTUAL definido.
4 (80%) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma orga-
160 p nizada, com indícios de autoria. Projeto de texto com poucas falhas.
Selecionar, rela- 3 (60%) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
cionar, organizar 120 p textos motivadores e pouco organizados. Projeto de texto com falhas.
e interpretar Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorga-
informações, 2 (40%) nizados ou contraditórios e limitados aos textos motivadores. Ausência de
fatos, opiniões 80 p projeto de texto.
e argumentos 1 (20%) Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou inco-
relacionados ao 40 p erentes. Tangencia o tema e/ou incoerente.
tema proposto. Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema ou muito
0 (0%)
incoerentes: fuga ao tema.
Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição 71
a