Page 68 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 68

APÊNDICE VIII
                                 MATRIZES DE CORREÇÃO
               Descritores para correção dos gêneros de referência do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
                                 Todos os gêneros e tipos textuais
           Competência   Nivel  Desempenho
                       4 (100%) =   Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados, com
           I - ESTÉTICA   200 p   recuo nos parágrafos, e letra legível, respeitando os limites das margens.
           TEXTUAL      3 (75%) =   Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados, com
                         150 p  recuo nos parágrafos, respeitando os limites das margens.
           Demonstrar orga-  2 (50%) =  Apresenta a folha de redação, com recuo nos parágrafos, respeitando os
           nização espacial   100 p  limites das margens.
           na escrita.  1 (25%) =   Apresenta a folha de redação, sem recuo nos parágrafos e/ou desrespeita
                         50 p  os limites das margens.
                       4 (100%) =   Diferencia oralidade e escrita, aplicando as regras ortográficas pertinen-
           II - CONVENÇÕES   200 p   tes à etapa letiva. Emprega regras básica de pontuação e acentuação.
           DA ESCRITA
                        3 (75%) =  Diferencia oralidade e escrita, aplicando as regras ortográficas pertinentes
                         150 p  à etapa letiva.
           Aplicar o sistema   2 (50%) =  Diferencia oralidade e escrita, mas não aplica regras ortográficas perti-
           escrito alfabético   nentes à etapa letiva.
           e as normas típicas   100 p
           da escrita.  1 (25%) =   Apresenta escrita com muitas interferências da oralidade.
                         50 p
           III - GÊNERO   4 (100%) =  Usa a linguagem e a estrutura esperada para o gênero em estudo. Conside-
           PROPOSTO      200 p   ra o público-alvo e a função social do gênero proposto.
                        3 (75%) =  Usa a estrutura esperada para o gênero em estudo. Considera o público-al-
           Demonstrar    150 p  vo e a função social do gênero proposto.
           compreensão das   2 (50%) =   Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
           características   100 p
           inerentes ao gêne-  1 (25%) =
           ro solicitado.  50 p  Desconsidera o púlbico-alvo e/ou a função social do gênero proposto.
           IV - COERÊNCIA   4 (100%) =  Desenvolve ideias claras e relacionadas ao tema proposto, estabelecendo
           TEXTUAL       200 p   continuidade entre as partes do texto.
                        3 (75%) =  Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, estabelecendo conti-
           Expressar ideias e   150 p  nuidade entre as partes do texto.
           opiniões pertinen-  2 (50%) =  Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, sem continuidade entre
           tes e relacionadas   100 p  as partes do texto.
           ao tema e às   1 (25%) =
           partes.       50 p  Apresenta ideias desvinculados do tema proposto.
                       4 (100%) =  Constrói frases inteiras com sentido, evitando repetições e usando pala-
           V - COESÃO TEX-  200 p   vras de ligação entre frases e parágrafos.
           TUAL         3 (75%) =  Constrói frases inteiras com sentido, evita repetições sem usar palavras de
                         150 p  ligação entre frases e parágrafos.
           Articular as partes  2 (50%) =   Constrói frases inteiras com sentido, mas apresenta muitas repetições.
           do texto de modo a   100 p
           torná-lo fluido.  1 (25%) =   Constrói frases truncadas e /ou sem sentido.
                         50 p


                                     a
           68  Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73