Page 68 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 68
APÊNDICE VIII
MATRIZES DE CORREÇÃO
Descritores para correção dos gêneros de referência do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nivel Desempenho
4 (100%) = Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados, com
I - ESTÉTICA 200 p recuo nos parágrafos, e letra legível, respeitando os limites das margens.
TEXTUAL 3 (75%) = Apresenta a folha de redação sem rasuras ou desenhos inadequados, com
150 p recuo nos parágrafos, respeitando os limites das margens.
Demonstrar orga- 2 (50%) = Apresenta a folha de redação, com recuo nos parágrafos, respeitando os
nização espacial 100 p limites das margens.
na escrita. 1 (25%) = Apresenta a folha de redação, sem recuo nos parágrafos e/ou desrespeita
50 p os limites das margens.
4 (100%) = Diferencia oralidade e escrita, aplicando as regras ortográficas pertinen-
II - CONVENÇÕES 200 p tes à etapa letiva. Emprega regras básica de pontuação e acentuação.
DA ESCRITA
3 (75%) = Diferencia oralidade e escrita, aplicando as regras ortográficas pertinentes
150 p à etapa letiva.
Aplicar o sistema 2 (50%) = Diferencia oralidade e escrita, mas não aplica regras ortográficas perti-
escrito alfabético nentes à etapa letiva.
e as normas típicas 100 p
da escrita. 1 (25%) = Apresenta escrita com muitas interferências da oralidade.
50 p
III - GÊNERO 4 (100%) = Usa a linguagem e a estrutura esperada para o gênero em estudo. Conside-
PROPOSTO 200 p ra o público-alvo e a função social do gênero proposto.
3 (75%) = Usa a estrutura esperada para o gênero em estudo. Considera o público-al-
Demonstrar 150 p vo e a função social do gênero proposto.
compreensão das 2 (50%) = Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
características 100 p
inerentes ao gêne- 1 (25%) =
ro solicitado. 50 p Desconsidera o púlbico-alvo e/ou a função social do gênero proposto.
IV - COERÊNCIA 4 (100%) = Desenvolve ideias claras e relacionadas ao tema proposto, estabelecendo
TEXTUAL 200 p continuidade entre as partes do texto.
3 (75%) = Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, estabelecendo conti-
Expressar ideias e 150 p nuidade entre as partes do texto.
opiniões pertinen- 2 (50%) = Desenvolve ideias relacionadas ao tema proposto, sem continuidade entre
tes e relacionadas 100 p as partes do texto.
ao tema e às 1 (25%) =
partes. 50 p Apresenta ideias desvinculados do tema proposto.
4 (100%) = Constrói frases inteiras com sentido, evitando repetições e usando pala-
V - COESÃO TEX- 200 p vras de ligação entre frases e parágrafos.
TUAL 3 (75%) = Constrói frases inteiras com sentido, evita repetições sem usar palavras de
150 p ligação entre frases e parágrafos.
Articular as partes 2 (50%) = Constrói frases inteiras com sentido, mas apresenta muitas repetições.
do texto de modo a 100 p
torná-lo fluido. 1 (25%) = Constrói frases truncadas e /ou sem sentido.
50 p
a
68 Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição