Page 11 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
P. 11

11




               As dez competências básicas destacadas na BNCC também são pilares norteado-
               res para o trabalho dos docentes nas unidades escolares e no contexto dos jogos.
               O JIM estimula, por meio das atividades propostas, o desenvolvimento dessas
               competências básicas nos estudantes.

               Competência é definida pela BNCC como a “mobilização de conhecimentos (concei-
               tos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes
               e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
               da cidadania e do mundo do trabalho”. Destaca-se a necessidade das competências
               “inter-relacionarem-se e desdobrarem-se no tratamento didático proposto para as
               três etapas”, isto é, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

                                                                                             CONHECIMENTO


                                                                                                 PENSAMENTO
                                                                                                CIENTÍFICO, CRÍTICO
                                                                                                  E CRIATIVO
                                                                                    1
                                                                                        2           PRODUÇÕES
                                                                                                    ARTÍSTICAS
                                                                                          3
                                                                                                     COMUNICAÇÃO
                                     As 10                                                  4

                 Competências                                                                 5       CULTURA DIGITAL
                                                               Contribuir para a construção
                                                               de uma sociedade mais ética,
                            Gerais da                        democrática, responsável, sustentável   6
                                                              e solidária, que respeite e promova
                                                               a diversidade e os direitos
                                                               humanos, sem preconceitos               AUTOGESTÃO
                                                                de qualquer natureza.
                                     BNCC                                                   7
                                                                                                     ARGUMENTAÇÃO
                                                                                          8                          PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
                                                                                        9           AUTOCONHECI-
                                                                                                     MENTO E
                                                                                   10               AUTOCUIDADO
               Figura 1 – BNCC - Competências Gerais
                                                                                                  EMPATIA E
                                                                                                 COOPERAÇÃO


                                                                                              AUTONOMIA
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16