Page 11 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
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As dez competências básicas destacadas na BNCC também são pilares norteado-
res para o trabalho dos docentes nas unidades escolares e no contexto dos jogos.
O JIM estimula, por meio das atividades propostas, o desenvolvimento dessas
competências básicas nos estudantes.
Competência é definida pela BNCC como a “mobilização de conhecimentos (concei-
tos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes
e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
da cidadania e do mundo do trabalho”. Destaca-se a necessidade das competências
“inter-relacionarem-se e desdobrarem-se no tratamento didático proposto para as
três etapas”, isto é, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
CONHECIMENTO
PENSAMENTO
CIENTÍFICO, CRÍTICO
E CRIATIVO
1
2 PRODUÇÕES
ARTÍSTICAS
3
COMUNICAÇÃO
As 10 4
Competências 5 CULTURA DIGITAL
Contribuir para a construção
de uma sociedade mais ética,
Gerais da democrática, responsável, sustentável 6
e solidária, que respeite e promova
a diversidade e os direitos
humanos, sem preconceitos AUTOGESTÃO
de qualquer natureza.
BNCC 7
ARGUMENTAÇÃO
8 PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
9 AUTOCONHECI-
MENTO E
10 AUTOCUIDADO
Figura 1 – BNCC - Competências Gerais
EMPATIA E
COOPERAÇÃO
AUTONOMIA