Page 16 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
P. 16
16
Competências acadêmicas - Apropriar e construir diferentes saberes das
práticas corporais das diversas manifestações culturais, integrando com saberes
de outras linguagens. | Perceber os aspectos históricos, culturais e sociais das prá-
ticas corporais, as suas mudanças e ressignificações ao longo do tempo e os fato-
res que podem influenciar tais mudanças.
Competências ético-estéticas - Compreender e refletir diante da neces-
sidade do estabelecimento de regras, normas e princípios éticos na realização
das práticas corporais; assim como relacioná-los à convivência em sociedade. |
Reconhecer e integrar os diferentes saberes com a realidade sociocultural, valo-
rizando, respeitando e disseminando as práticas corporais oriundas de diferentes
grupos étnicos e culturais. | Estabelecer uma interação social do “eu” e do “outro”
no mundo, por meio da linguagem corporal, a partir dos valores cristãos maristas
de respeito, de cultura do cuidado, da solidariedade na luta pela promoção dos
direitos humanos.
Competências Políticas - Posicionar-se criticamente, com respeito e re-
flexão, em relação ao universo multicultural das práticas corporais, como seus
aspectos relativos às diferenças de gêneros, etnias e culturas. | Posicionar-se criti-
PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
camente no que tange ao uso e/ou abuso de imagens do corpo, com intuito ten-
dencioso e/ou malicioso. | Reconhecer as práticas corporais como uma necessi-
dade do ser humano para uma vida mais saudável e que garanta mais qualidade
de vida em todas as etapas da vida.
Competências Tecnológicas - Promover a interação das manifestações
culturais das práticas corporais com as múltiplas linguagens, e desta, com os sis-
temas tecnológicos e seus recursos de comunicação de massa. | Posicionamento
crítico e autônomo ante as relações abordadas pelos meios de comunicação, aos
padrões estéticos de beleza, ao exibicionismo do corpo, à desvalorização de al-
gumas práticas corporais em relação a outras e à realidade social e à diversidade
destas linguagens corporais diante da sociedade.