Page 12 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
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O JIM é um projeto institucional consolidado, de espaçotempo favorável para opor-
tunizar aos estudantes, por meio das atividades esportivas, artísticas, culturais e de
pastoral, serem sujeitos sociais protagonistas das suas histórias. Nesse projeto, que é
realizado anualmente nas unidades socioeducacionais, os estudantes têm a oportu-
nidade de vivenciar, aprender e conviver.
O JIM possibilita assegurar aos estudantes a (re)construção de um conjunto de co-
nhecimentos que permite ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e
dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apro-
priação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades hu-
manas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.
Por estar inteiramente alinhado à BNCC, o JIM Mirim, versão dos jogos para os estu-
dantes da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, possibilita ampliar o
trabalho dentro dos Campos de Experiências em atividades interativas e lúdicas que
abarcam os objetivos de aprendizagem das crianças.
De acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira),
devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a fim de
PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, são eles: conviver,
brincar participar, explorar, expressar, conhecer-se (BNCC, 2017).