Page 7 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
P. 7

7




               De acordo com o Projeto Educativo do Brasil Marista, a missão marista é espaço-
               tempo de socialização, desenvolvimento de novos valores culturais e construção
               de conhecimentos, tendo como missão tornar Jesus Cristo conhecido e amado,
               e formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade.
               Dessa forma, os nossos processos educacionais são fundamentados nos valores
               do Evangelho e no jeito de Maria.

               As unidades socioeducacionais maristas trabalham em prol de uma educação in-
               tegral, que exige uma dinâmica curricular diferenciada, incluindo programas e
               projetos inovadores, formação de educadores e ampliação de tempos e espaços
               de aprendizagem para educadores, educandos e famílias.

               O projeto Jogos Internos Marista (JIM) é um evento esportivo, artístico, espiritual e
               de solidariedade, cuja concepção tem como base e tradição as antigas olimpíadas
               que eram organizadas no Brasil Marista, provincial e localmente, com objetivo de
               fortalecer a integração e a socialização entre os estudantes, os professores e toda a
               comunidade escolar. Nesse contexto, uma das finalidades é introduzir o estudante
               na esfera das práticas corporais, sociais e espirituais, possibilitando o desenvolvi-
               mento integral dos estudantes de escolas e colégios do Marista Centro-Norte.

               O JIM reforça uma característica valiosa da Instituição Marista ao focar na for-
               mação plena dos educandos, que estimula a prática esportiva, cultural e pasto-
               ral como fator fundamental para o desenvolvimento em todas as dimensões de
               nossas crianças, jovens e adolescentes, isto é, educar corpo, mente e coração: “É
               unicamente por nos empenharmos em dar-lhes bons princípios e afastá-los do
               mal que solicitamos um local para a prática de esportes” (FURET, 1999).

               O adolescente, ao entrar em contato com o trabalho em equipe, as regras, a reso-                      PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
               lução de problemas e as novas relações, privilegia-se com o desenvolvimento de
               outras habilidades, que ele aplicará em seu cotidiano. Nesta perspectiva, pode-
               mos desenvolver o potencial de cada um, a conduta diante da derrota e da vitória,
               além da socialização e das partilhas entre os estudantes.
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12