Page 6 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
P. 6
6
APRESENTAÇÃO
DO JIM
“Esforçamo-nos para nos aproximar da vida dos jovens.
Buscamos encontrá-los nos seus próprios ambientes e
através de sua própria cultura. Criamos oportunidades
para nos envolver nas suas vidas e acolhê-los nas nossas.
Na ação escolar, procuramos prolongar a nossa presença
através do tempo livre, do lazer, das atividades esportivas
e culturais, ou quaisquer outros meios.”
Missão Educativa do Brasil Marista (p. 50)
PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
Em suas cartas, São Marcelino Champagnat destaca a importância dos momentos
de atividades esportivas e lúdicas como forma de aproximar crianças e jovens dos
valores maristas e da formação cidadã. A escola em pastoral tem espaçotempo
privilegiado de desenvolvimento da personalidade juvenil, articulação entre fé,
cultura, conhecimento e evangelho; tudo iluminado pelo carisma marista. Como
educador, Champagnat ousou imaginar e concretizar diferentes possibilidades de
educar, substituindo a pedagogia da palmatória pela pedagogia da presença, do
cuidado e do amor. Criou relações entre educador e educando, além de introduzir
na escola as práticas artísticas, esportivas e novas metodologias de alfabetização
(PROJETO EDUCATIVO DO BRASIL MARISTA, 2010, p. 31)