Page 8 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
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Para além das competições esportivas por meio dos jogos, é possível desenvolver
nos estudantes o trabalho em equipe; a capacidade de reflexão e de aprender a
fazer a leitura do jogo para, então, tomar as decisões individuais e coletivas; o
respeito às regras, aos colegas de equipe e aos adversários; e, ainda, o desenvol-
vimento da concentração e o foco, independentemente do momento pelo qual
esteja passando no jogo.
O JIM — apresentado em duas versões e aguardado com entusiasmo pelos es-
tudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio — faz parte do rol dos inúmeros
projetos pedagógicos propostos no calendário escolar das unidades privadas e
sociais do Marista Centro-Norte, envolvendo toda a comunidade escolar.
Na versão do JIM Mirim, destinada às crianças da Educação Infantil e do 1º ano
do Ensino Fundamental, é possível relacionar todos os campos de experiência de
forma ampla. O campo de experiência mais evidente é corpo, gesto e movimento,
já que, por meio das atividades propostas, é possível criar com o corpo formas
diversas de expressar sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do
dia a dia quanto em brincadeiras, jogos, dança, teatro e música. Nessa versão, são
privilegiadas as atividades lúdicas e cooperativas.
PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
Na versão dos jogos para os estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamen-
tal ao Ensino Médio, o componente curricular mais evidente é a Educação Física,
o qual tem como finalidade introduzir o estudante na esfera da cultura corporal
de movimento, por meio das unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes,
ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
Para tanto, o estudante deverá compreender o universo
dos jogos, dos esportes, das danças e outras atividades rít-
micas, das lutas e ginásticas, buscando uma leitura crítica
do contexto em que está inserido, para a melhoria da qua-
lidade de vida de todos e para o exercício da sua cidadania.
(UMBRASIL, 2010, p. 41).