Page 8 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
P. 8

8




                              Para além das competições esportivas por meio dos jogos, é possível desenvolver
                              nos estudantes o trabalho em equipe; a capacidade de reflexão e de aprender a
                              fazer a leitura do jogo para, então, tomar as decisões individuais e coletivas; o
                              respeito às regras, aos colegas de equipe e aos adversários; e, ainda, o desenvol-
                              vimento da concentração e o foco, independentemente do momento pelo qual
                              esteja passando no jogo.

                              O JIM — apresentado em duas versões e aguardado com entusiasmo pelos es-
                              tudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio — faz parte do rol dos inúmeros
                              projetos pedagógicos propostos no calendário escolar das unidades privadas e
                              sociais do Marista Centro-Norte, envolvendo toda a comunidade escolar.

                              Na versão do JIM Mirim, destinada às crianças da Educação Infantil e do 1º ano
                              do Ensino Fundamental, é possível relacionar todos os campos de experiência de
                              forma ampla. O campo de experiência mais evidente é corpo, gesto e movimento,
                              já que, por meio das atividades propostas, é possível criar com o corpo formas
                              diversas de expressar sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do
                              dia a dia quanto em brincadeiras, jogos, dança, teatro e música. Nessa versão, são
                              privilegiadas as atividades lúdicas e cooperativas.
      PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
                              Na versão dos jogos para os estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamen-
                              tal ao Ensino Médio, o componente curricular mais evidente é a Educação Física,
                              o qual tem como finalidade introduzir o estudante na esfera da cultura corporal
                              de movimento, por meio das unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes,
                              ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.

                                                    Para tanto, o estudante deverá compreender o universo
                                                    dos jogos, dos esportes, das danças e outras atividades rít-
                                                    micas, das lutas e ginásticas, buscando uma leitura crítica
                                                    do contexto em que está inserido, para a melhoria da qua-
                                                    lidade de vida de todos e para o exercício da sua cidadania.
                                                    (UMBRASIL, 2010, p. 41).
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13