Page 9 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 9

No Marista Centro-Norte, a escolha pela adoção de uma Formação Geral
          Básica (FGB) e dos Itinerários de Formação Interdisciplinar Comum (FIC)
          com aporte das áreas do conhecimento e dos componentes curriculares,
          entre 2022 e 2024, foi assertiva, com o intuito de reforçarmos um currículo
          com foco nas habilidades e competências essenciais para uma consolidada
          aprendizagem significativa e, ainda, abordarmos contextos e realidades
          necessárias para a ampliação do olhar do estudante para o mundo. Os Itine-
          rários de Formação Interdisciplinar Optativa (FIO), por sua vez, buscaram
          um aprofundamento por área do conhecimento, contemplando os quatro
          (4) eixos estruturantes previstos para o Novo Ensino Médio: empreende-
          dorismo, investigação científica, mediação e intervenção sociocultural e
          processos criativos.

          É importante reconhecermos a nossa trajetória como Rede, a fim de
          compreendermos as importantes etapas que perpassamos rumo a um
          Novo Ensino Médio que atenda as demandas de uma formação integral
          e cristã pautada na ética, na cidadania, no bem comum e na coletividade.
          Assim, podemos ajustar as nossas expectativas ano a ano e promover um
          Ensino Médio que sempre ofereça aspectos de inovação, ousadia, integra-
          ção da rede de escolas e que responda aos desafios pedagógicos instigados
          nessa relação.

          Em 2025, teremos uma reorganização da malha curricular, de forma a aten-
          der as novas exigências da legislação nacional e continuar promovendo
          uma educação de qualidade, com resultados de excelência e pautados em
          um currículo que expressa, em sentido amplo, as necessidades dos nossos
          estudantes. Assim, promoveremos uma aprendizagem significativa, a partir
          das escolhas dos estudantes e do protagonismo juvenil, e garantiremos
          uma preparação adequada para o futuro e o mercado de trabalho. A seguir,
          consta uma linha do tempo da nossa organização curricular até o momento.







 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14