Page 12 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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1. A organização curricular do Ensino
Médio no Marista Centro-Norte
O Marista Centro-Norte abrange uma realidade plural, pois está presente
em 14 estados e no Distrito Federal e é responsável pela educação de mais
de 6 mil jovens em unidades privadas e sociais. Nosso projeto educativo
valoriza a formação humana, a qualidade de ensino, os resultados acadêmi-
cos e o incentivo ao protagonismo e à solidariedade. Dessa forma, a missão
de educar e evangelizar esses estudantes também é acompanhada da
responsabilidade de orientar o projeto de vida e a escolha profissional deles,
com o objetivo de prepará-los, também, para a continuidade dos estudos
ao longo da vida e, em especial, para o prosseguimento no Ensino Superior.
No Marista Centro-Norte, além do trabalho por competências (acadêmicas,
tecnológicas, ético-estéticas e políticas) em sintonia com a BNCC (2018a),
considera-se que estudante e professor são os sujeitos centrais do processo
educativo. Assim, ambos exercem o “protagonismo e a autoria na vida
pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018a, p. 11). As Matrizes Curriculares de
Educação Básica do Brasil Marista, atualizadas em 2021, versam
amplamente sobre essa premissa. Elas tratam de aspectos relacionados
às áreas do conhecimento e contemplam os respectivos eixos estruturantes,
o que permite um embasamento curricular a partir da interdisciplinaridade,
da problematização e da contextualização sócio-histórica e cultural.
LDB — Lei n. 9.394/1996
“Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de
aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional
de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
I - Linguagens e suas tecnologias;
II - Matemática e suas tecnologias;
III - Ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - Ciências humanas e sociais aplicadas.”
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