Page 14 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 14

A perspectiva de aumento da carga horária na 3ª série contempla a neces-
          sidade de ampliação dos estudos com foco em aprovação nas Instituições
          de Ensino Superior e o fomento ao projeto de vida dos nossos jovens.

          Para organizar a construção das aprendizagens, em acordo com o
          currículo desenhado na nossa Rede, o SME Renovado é adotado para
          todo o segmento do Ensino Médio, com a opção de adoção do material
          “Prepara FTD” para a 3ª série, em diálogo com a Regional responsável pela
          unidade. A solução educacional SME — produzida em parceria entre a Rede
          Marista Brasil e a editora FTD Educação — contempla duas abordagens
          das habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio, conforme a
          BNCC e a Matriz Marista, na perspectiva de integração das aprendizagens:
          Formação Geral Básica (FGB) e Formação Interdisciplinar Comum (FIC)
          em material impresso e digital, de forma a assegurar o trabalho com as
          estruturas cognitivas superiores, a partir da inovação e da tecnologia,
          com o uso da plataforma Iônica (ferramenta digital integrada para
          promover a aprendizagem significativa, ao oferecer propostas inovadoras,
          gamificadas, reportagens, listas de práticas e exercícios, vídeos, HTMLs
          interativos, dentre outros recursos digitais). Salientamos que a solução
          educacional corresponde não somente ao livro impresso, mas, também,
          aos recursos digitais que integram a coleção. São, portanto, indissociáveis
          e obrigatórios. Isso fará com que as equipes discente e docente sejam
          capacitadas para utilizar tanto a plataforma Iônica quanto o material físico,
          promovendo, assim, o desenvolvimento de competências tecnológicas e da
          cultura digital. A adoção do “Prepara FTD” para a 3ª série do Ensino Médio
          deve ser dialogada com a Regional, a fim de que a unidade compreenda
          as diferenças metodológicas e a necessidade de complementação dos
          conteúdos nucleares inéditos para o ano letivo, de acordo com a Matriz
          Marista e as orientações específicas a serem seguidas, destacadas no
          apêndice 5 deste guia.






     14  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19