Page 18 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 18
O projeto de vida também está presente no currículo marista, no bloco de
Itinerários de Formação Interdisciplinar, representado pelos componentes
curriculares Interioridade e Projeto de Vida – IPV e Processos Formativos
(exclusivo para a 3ª série). O componente curricular IPV tem como finali-
dade auxiliar o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes para as
escolhas futuras, promovendo contextos para que eles consigam projetar
escolhas e os impactos delas na vida após a Educação Básica. Já o compo-
nente curricular Processos Formativos, seguindo as premissas do projeto
de vida, objetiva promover reflexões acerca da importância do estudo
contínuo, da análise de dados e do impacto das avaliações em larga escala
como meio para alcançar os objetivos almejados por nossos estudantes.
É importante salientar que, mesmo com a presença do componente curri-
cular Interioridade e Projeto de Vida na malha curricular, entendemos que
o desenvolvimento do projeto de vida dos nossos estudantes ocorre em
diferentes espaçotempos de aprendizagem e tem como reflexo as inter-
relações vivenciadas nos diversos componentes curriculares e projetos
desenvolvidos nas nossas unidades. Portanto, o projeto de vida deve estar
articulado a todos os componentes curriculares.
2.2.1 Componente Curricular: Interioridade e Projeto de Vida
O Marista Centro-Norte considera a organização do projeto de vida a partir
das habilidades socioemocionais apresentadas em nosso Guia do Compo-
nente Curricular: Interioridade e Projeto de Vida, lançado em 2023 e dispo-
nível em: marista.edu.br/diretrizesebook/interioridade/.
A partir da articulação entre as habilidades socioemocionais e as propostas
pedagógicas para o desenvolvimento do componente, os docentes deverão
possibilitar a reflexão contínua do estudante sobre o próprio desenvolvi-
mento, metas e objetivos de vida. Nesse cenário, o componente Interiori-
dade e Projeto de Vida passa a compor o currículo marista a partir do 6°
ano do Ensino Fundamental, de modo a reforçar nosso compromisso com
a formação integral dos estudantes e com o amadurecimento das escolhas
que farão no Ensino Médio.
18 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte