Page 18 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 18

O projeto de vida também está presente no currículo marista, no bloco de
          Itinerários de Formação Interdisciplinar, representado pelos componentes
          curriculares Interioridade e Projeto de Vida – IPV e Processos Formativos
          (exclusivo para a 3ª série). O componente curricular IPV tem como finali-
          dade auxiliar o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes para as
          escolhas futuras, promovendo contextos para que eles consigam projetar
          escolhas e os impactos delas na vida após a Educação Básica. Já o compo-
          nente curricular Processos Formativos, seguindo as premissas do projeto
          de vida, objetiva promover reflexões acerca da importância do estudo
          contínuo, da análise de dados e do impacto das avaliações em larga escala
          como meio para alcançar os objetivos almejados por nossos estudantes.

           É importante salientar que, mesmo com a presença do componente curri-
          cular Interioridade e Projeto de Vida na malha curricular, entendemos que
          o desenvolvimento do projeto de vida dos nossos estudantes ocorre em
          diferentes espaçotempos de aprendizagem e tem como reflexo as inter-
          relações vivenciadas nos diversos componentes curriculares e projetos
          desenvolvidos nas nossas unidades. Portanto, o projeto de vida deve estar
          articulado a todos os componentes curriculares.

          2.2.1 Componente Curricular: Interioridade e Projeto de Vida

          O Marista Centro-Norte considera a organização do projeto de vida a partir
          das habilidades socioemocionais apresentadas em nosso Guia do Compo-
          nente Curricular: Interioridade e Projeto de Vida, lançado em 2023 e dispo-
          nível em: marista.edu.br/diretrizesebook/interioridade/.

          A partir da articulação entre as habilidades socioemocionais e as propostas
          pedagógicas para o desenvolvimento do componente, os docentes deverão
          possibilitar a reflexão contínua do estudante sobre o próprio desenvolvi-
          mento, metas e objetivos de vida. Nesse cenário, o componente Interiori-
          dade e Projeto de Vida passa a compor o currículo marista a partir do 6°
          ano do Ensino Fundamental, de modo a reforçar nosso compromisso com
          a formação integral dos estudantes e com o amadurecimento das escolhas
          que farão no Ensino Médio.
     18  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23