Page 21 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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• promover o autoconhecimento e a metacognição, a partir da compre-
ensão e do estudo do desempenho estudantil obtido em nossas plata-
formas educacionais;
• estudar editais e matrizes de referência de processos seletivos para
ingresso no ensino superior, a fim de compor um arcabouço de dados
para dinamizar e potencializar a aprendizagem;
• organizar técnicas de estudo que apoiem as múltiplas inteligências, as
habilidades pessoais e o contexto sociocultural dos estudantes;
• dialogar e planejar ações que auxiliem a superação de dificuldades e
conflitos que se apresentem aos jovens maristas.
Orientamos a leitura do apêndice 1 deste material para a implementação
dos projetos oriundos desse componente curricular, com vistas a garantir
aos nossos estudantes a articulação necessária para colocar em prática os
próprios projetos de vida e, assim, formar cidadãos virtuosos e conscientes
das próprias potencialidades.
2.2.3 Organização dos Itinerários de Formação Interdisciplinar
Os Itinerários de Formação Interdisciplinar correspondem ao bloco flexível
ofertado para a escolha dos estudantes. Considerando o porte das unidades
privadas e sociais, a enturmação e a organização curricular nas unidades
do Marista Centro-Norte, os Itinerários são ofertados em duas estruturas
curriculares:
– unidades privadas de grande porte;
– unidades sociais e privadas de pequeno porte.
As unidades privadas de grande porte são aquelas que apresentam, por série
escolar no segmento, mais de 75 estudantes matriculados. As unidades que
não se enquadram nesse contexto, automaticamente, ofertarão a estrutura
curricular destinada às unidades sociais e privadas de pequeno porte.
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