Page 20 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 20

meio de visitas técnicas e formações por unidade. O contexto dessa oferta
          na 3ª série reitera o nosso compromisso em proporcionar aos estudantes
          maristas uma vivência reflexiva das dimensões cognitiva e social, bem
          como uma formação integral, e, assim, aprimorar o olhar cidadão, auxi-
          liando-os nos processos de tomada de decisão que enfrentarão na vida.

          A Base Nacional Comum Curricular (2018a, p. 466) propõe ações para uma
          escola que acolhe as juventudes:

                           (...) prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas
                           potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possi-
                           bilidades, construam aspirações e metas de formação e inser-
                           ção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvam uma
                           postura empreendedora, ética e responsável para transitar no
                           mundo do trabalho e na sociedade em geral.

          Corroborados com a BNCC (2018a), Leão et. al. (2011) discorrem que a
          vivência escolar promove, no estudante, o exercício da inserção social,
          sendo esse um período crucial para o desenvolvimento das potencialida-
          des e do projeto de vida. Dessa forma, os autores remontam à necessária
          disponibilização de espaços, tempos e relações que possibilitem a expe-
          rimentação para agregar valor nesse momento repleto de descobertas,
          emoções, ambivalências e conflitos vividos pelos jovens.

          Assim, o componente curricular Processos Formativos deve refletir os
          contextos nos quais os estudantes estão inseridos, valorizando a cultura
          local e o desenvolvimento regional na promoção das atividades educacio-
          nais. A proposta prevê ações pedagógicas que devem:

          •   considerar a situação local na promoção e estruturação do componente
             curricular;

          •   alinhar expectativas relativas às escolhas profissionais e à vocação
             dos estudantes;



     20  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25