Page 20 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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meio de visitas técnicas e formações por unidade. O contexto dessa oferta
na 3ª série reitera o nosso compromisso em proporcionar aos estudantes
maristas uma vivência reflexiva das dimensões cognitiva e social, bem
como uma formação integral, e, assim, aprimorar o olhar cidadão, auxi-
liando-os nos processos de tomada de decisão que enfrentarão na vida.
A Base Nacional Comum Curricular (2018a, p. 466) propõe ações para uma
escola que acolhe as juventudes:
(...) prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas
potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possi-
bilidades, construam aspirações e metas de formação e inser-
ção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvam uma
postura empreendedora, ética e responsável para transitar no
mundo do trabalho e na sociedade em geral.
Corroborados com a BNCC (2018a), Leão et. al. (2011) discorrem que a
vivência escolar promove, no estudante, o exercício da inserção social,
sendo esse um período crucial para o desenvolvimento das potencialida-
des e do projeto de vida. Dessa forma, os autores remontam à necessária
disponibilização de espaços, tempos e relações que possibilitem a expe-
rimentação para agregar valor nesse momento repleto de descobertas,
emoções, ambivalências e conflitos vividos pelos jovens.
Assim, o componente curricular Processos Formativos deve refletir os
contextos nos quais os estudantes estão inseridos, valorizando a cultura
local e o desenvolvimento regional na promoção das atividades educacio-
nais. A proposta prevê ações pedagógicas que devem:
• considerar a situação local na promoção e estruturação do componente
curricular;
• alinhar expectativas relativas às escolhas profissionais e à vocação
dos estudantes;
20 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte