Page 19 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Em atenção às políticas para o Ensino Médio, a UMBRASIL destaca, no
          documento Ensino Médio do Brasil Marista: Perspectivas e possibilidades de
          arranjos curriculares (2020), a pertinência e a atualização da formação dos
          nossos estudantes em perspectiva ampliada, de forma a garantir a extensão
          do conceito de competência para o maior número possível de dimensões
          da vida humana. Nesse sentido, o projeto de vida, por meio do componente
          curricular Interioridade e Projeto de Vida, envolve o estudante em uma
          formação que se desdobra para a essência, o espírito e os fundamentos do
          ser humano e se apresenta concatenada com o desenvolvimento integral,
          fundamentado nos valores e princípios do nosso Projeto Educativo.

          A adoção da coleção Em Ti – Projeto Interioridade, da editora FTD, busca
          sistematizar as aprendizagens desse componente curricular a partir de
          vivências diversificadas trazidas nos livros, em processo de continuação
          e aprofundamento das realidades trabalhadas. A coleção é organizada de
          forma a intermediar uma maior compreensão intrínseca do estudante.
          Assim, fomenta o autoconhecimento, a compreensão do mundo ao redor
          e promove a responsabilidade para a tomada de decisão a partir de um
          compromisso solidário. A fim de subsidiar e complementar as práticas
          do componente curricular do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do
          Ensino Médio, a Gerência Socioeducacional lançou, também, em 2023,
          o Guia do Componente Curricular Interioridade e Projeto de vida, além de
          planos de aula e templates para impressão.


          2.2.2 Componente Curricular: Processos Formativos
          Compreendendo a necessidade de construção da autonomia e do desen-
          volvimento da metacognição dos nossos estudantes, em concordância com
          as premissas do Novo Ensino Médio, instituímos o componente curricular
          Processos Formativos como parte essencial do nosso currículo para a 3ª
          série do Ensino Médio. A implantação desse componente foi acompanhada,
          desde 2022, por momentos formativos no itinerário formativo Aceleração
          de Resultados para o Ensino Médio e seguirá em acompanhamento, por


 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  19
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