Page 23 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 23

escolares, organizem as aulas contendo toda ou a maior parte da carga
          horária dos Itinerários em um bloco mais orgânico e integrado, em horários
          geminados, ou seja, aulas seguidas. Assim, as práticas que permitam o
          desenvolvimento de metodologias mais dinâmicas e integradoras, a partir
          do trabalho com projetos, poderão ser realizadas de maneira organizada e
          com tempo hábil, com base em um cronograma prévio.

          A organização do horário escolar em blocos proporcionará a implementa-
          ção das premissas das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil
          Marista e da Base Nacional Comum Curricular, tais como interdisciplina-
          ridade, organização na construção e no desenvolvimento dos projetos
          pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas
          das rubricas avaliativas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes
          estarão imersos por tempo suficiente para realizar as discussões, sínteses e
          produções necessárias para o desenvolvimento dos Itinerários de Formação
          Interdisciplinar. As rubricas avaliativas são abordadas de forma ampla no
          documento Diretrizes para avaliação da aprendizagem, disponível no site
          https://marista.edu.br/diretrizescurriculares/. Estimamos que as equipes
          recebam formações e treinamentos para a elaboração de rubricas avalia-
          tivas de qualidade com as equipes técnicas das unidades, em parceria com
          as equipes das regionais.
























 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28