Page 23 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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escolares, organizem as aulas contendo toda ou a maior parte da carga
horária dos Itinerários em um bloco mais orgânico e integrado, em horários
geminados, ou seja, aulas seguidas. Assim, as práticas que permitam o
desenvolvimento de metodologias mais dinâmicas e integradoras, a partir
do trabalho com projetos, poderão ser realizadas de maneira organizada e
com tempo hábil, com base em um cronograma prévio.
A organização do horário escolar em blocos proporcionará a implementa-
ção das premissas das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil
Marista e da Base Nacional Comum Curricular, tais como interdisciplina-
ridade, organização na construção e no desenvolvimento dos projetos
pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas
das rubricas avaliativas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes
estarão imersos por tempo suficiente para realizar as discussões, sínteses e
produções necessárias para o desenvolvimento dos Itinerários de Formação
Interdisciplinar. As rubricas avaliativas são abordadas de forma ampla no
documento Diretrizes para avaliação da aprendizagem, disponível no site
https://marista.edu.br/diretrizescurriculares/. Estimamos que as equipes
recebam formações e treinamentos para a elaboração de rubricas avalia-
tivas de qualidade com as equipes técnicas das unidades, em parceria com
as equipes das regionais.
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