Page 28 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 28
MALHA CURRICULAR – ENSINO MÉDIO 2025
Sistema Marista de Educação (Unidades privadas de grande porte) Carga horária total – 38h/s
3ª série EM – Malha B
CH CH CH
ÁREA DE COMPONENTE QTDE DE AULAS ANUAL SEMANAIS ANUAL OBSERVAÇÕES
CONHECIMENTO CURRICULAR SEMANAIS (em hora (em hora
aula) (em minutos) relógio)
Língua
portuguesa 2 80 100 66,67
Literatura 2 80 100 66,67
Produção
Linguagens Textual 2 80 100 66,67
e suas
tecnologias Língua Inglesa 1 1 40 50 33,33 Obrigatório no
Ensino Médio
33,33
Arte
50
40
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA Humanas Sociologia 1 3 3 1 120 150 33,33
Educação
40
50
Física
100
História
Ciências
100
120
Geografia
150
e Sociais
33,33
50
40
Aplicadas
50
40
100
Biologia
Ciências da Filosofia 1 3 120 150 33,33 Organizar aula
Natureza Química 3 120 150 100 quinzenal no
e suas Laboratório de
Tecnologias Física 3 120 150 100 Ciências.
Organizar aula
Matemá-
quinzenal no
tica e suas Matemática 4 160 200 133,33 Laboratório de
Tecnologias Matemática.
Processos Formativos 3 120 150 100
O estudante
escolhe apenas
ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Prepara Matemática, Ciências 4 160 200 133,33 blocos de aulas
Prepara Humanidades e
uma das três
Linguagens, Matemática,
optativas.
Ciências Naturais
Organizar a
oferta dos
itinerários em
Naturais, Humanidades e
de horários
Linguagens
geminados.
*Material FTD
Prepara Ciências Naturais,
e EVO como
Humanidades e Linguagens,
subsídio para
Matemática os professores.
Interioridade e Projeto de Vida 1 40 50 33,33
TOTAL 38 1524 1900 1266
INDICADORES FIXOS
1. Dias letivos anuais 200
2. Semanas letivas 40
3. Duração do módulo aula 50 min
4. Duração do recreio orientado 30 min
28 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte