Page 229 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 229

GOMES, A. L. L. V.; POULIN, J. FIGUEIREDO, R. V. A educação
                    especial na perspectiva da inclusão escolar: o atendimento educacional
                    especializado para estudantes com deficiência intelectual. Brasília: MEC/
                    SEESP; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. Coleção “A edu-
                    cação especial na perspectiva da inclusão escolar”.
                    GOMES, A. L. L.; FERNANDES, A. C.; BATISTA, C. A. M.; SALUS-
                    TIANO, D. A.;
                    GONZÀLEZ, José Antônio Torres. Educação e diversidade: bases didáti-
                    cas e organizativas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 280p.
                    GÓMES, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa.  Dificuldade de
                    Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda – Manual de orientação
                    para pais e professores. Brasil: Equipe Cultural, 2010. 448p.
                    GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educa-
                    ção do Distrito Federal. Currículo em Movimento da Educação Básica
                    - Educação Especial. Disponível em: https://issuu.com/sedf/docs/8-edu-
                    cacao-especial. Acesso em: 16 jul. 2018.

                    GRANDIN, T. Teaching tips for children and adults with autismo. Dis-
                    ponível em: https://www.iidc.indiana.edu/pages/Teaching-Tips-for-Chil-
                    dren-and-Adults-with- Autism. Acesso em: 5 jun. 2017.
                    GRUPO BRASIL DE APOIO AO SURDOCEGO E AO MÚLTIPLO
                    DEFICIENTE SENSORIAL. Disponível em: http://www.grupobrasil.
                    org.br/. Acesso em: 15 jul. 2018.
                    GUIJARRO, R. B. (Org.). Alumnos com necesidades educativas espe-
                    ciales y adaptaciones curriculares. Espanha: Ministerio de Educación y
                    Ciencia, 1992.
                    GUIMARÃES, T. G.; OUROFINO, V. T. A. T. Características intelectu-
                    ais, emocionais e sociais do estudante com altas habilidades/superdotação.
                    In: FLEITH, D. S. (Org.). A Construção de práticas educacionais para
                    estudantes com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC/SEESP,
                    2007a. V. 1. Orientação a professores. p. 40-51.
                    GUIMARÃES, T. G.; OUROFINO, V. T. A. T. Estratégias de identifica-
                    ção do estudante com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S.
                    (Org.). A Construção de práticas educacionais para estudantes com al-
                    tas habilidades/superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2007b. V. 1. Orien-
                    tação a professores. p. 43-65.



                                                                        229
   224   225   226   227   228   229   230   231   232   233   234