Page 63 - Ciências da Natureza
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Anexo III
Como selecionar boas referências
Para que os estudantes possam desenvolver suas competências e habilidades na
área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, faz-se imprescindível que eles
saibam como realizar uma pesquisa bibliográfica com referências relevantes.
A pesquisa bibliográfica deve ser realizada a partir da seleção de artigos e livros
em um formato mais geral sobre a temática e, posterior à leitura, o estudante
deverá selecionar a referência que mais se adequa à atividade proposta. A escolha
da referência deverá ser realizada a partir dos objetivos elencados para a temática
da aula e o professor deve modelar esse direcionamento. Para tal, deverá oferecer
listas e ideias como ponto inicial da busca por referências (um exemplo é o Google
Acadêmico – disponível em: www.scholar.google.com.br).
A escrita científica deve ser modelada desde a Educação Infantil até o Ensino
Médio, respeitando o ritmo e a maturidade dos estudantes. As diversas demons-
trações da compreensão dos fenômenos podem ocorrer no modelo de desenho,
colagem, expressão de parágrafo, mapas mentais ou oralmente (desenvolvendo
a habilidade de formular conceitos), a partir de perguntas, durante leituras em
sala, por meio de demonstrações e discussão em pares e outras variadas formas de
interação com grupos e com o professor.
À medida que o estudante aprimora sua percepção de mundo e reconhece a im-
portância da referência bibliográfica no âmbito acadêmico, deve ser incentivado a
utilizar dados concretos, analisar resultados, discutir conteúdos e ser direcionado
a escrever em formato científico.
Mais sobre esse assunto pode ser acessado em:
https://www.pimentacultural.com/escrever-cientificamente
BEBER, Bernadétte. Escrever cientificamente: mito ou falta de prática texto – mais de
mil inícios de parágrafos e algumas dicas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 75p.
62 Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza