Page 63 - Ciências da Natureza
P. 63

Anexo III

                          Como selecionar boas referências


          Para que os estudantes possam desenvolver suas competências e habilidades na
          área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, faz-se imprescindível que eles
          saibam como realizar uma pesquisa bibliográfica com referências relevantes.
          A pesquisa bibliográfica deve ser realizada a partir da seleção de artigos e livros
          em um formato mais geral sobre a temática e, posterior à leitura, o estudante
          deverá selecionar a referência que mais se adequa à atividade proposta. A escolha
          da referência deverá ser realizada a partir dos objetivos elencados para a temática
          da aula e o professor deve modelar esse direcionamento. Para tal, deverá oferecer
          listas e ideias como ponto inicial da busca por referências (um exemplo é o Google
          Acadêmico – disponível em: www.scholar.google.com.br).
          A escrita científica deve ser modelada desde a Educação Infantil até o Ensino
          Médio, respeitando o ritmo e a maturidade dos estudantes. As diversas demons-
          trações da compreensão dos fenômenos podem ocorrer no modelo de desenho,
          colagem, expressão de parágrafo, mapas mentais ou oralmente (desenvolvendo
          a habilidade de formular conceitos), a partir de perguntas, durante leituras em
          sala, por meio de demonstrações e discussão em pares e outras variadas formas de
          interação com grupos e com o professor.
          À medida que o estudante aprimora sua percepção de mundo e reconhece a im-
          portância da referência bibliográfica no âmbito acadêmico, deve ser incentivado a
          utilizar dados concretos, analisar resultados, discutir conteúdos e ser direcionado
          a escrever em formato científico.
          Mais sobre esse assunto pode ser acessado em:
           https://www.pimentacultural.com/escrever-cientificamente
          BEBER, Bernadétte. Escrever cientificamente: mito ou falta de prática texto – mais de
          mil inícios de parágrafos e algumas dicas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 75p.



















           62  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68