Page 61 - Ciências da Natureza
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Anexo I
Modelo de roteiro de aula prática no Laboratório de Ciências
Inserir o nome da Unidade Socioeducacional
Estudante:
Professor:
Série: Turma: Prática n°:
*Identificação da prática
Introdução Teórica:
* O estudante deve fazer uma introdução sucinta sobre o conteúdo trabalha-
do, em formato de resumo com indicação das referências bibliográficas (livros,
internet). Essa etapa pode ser realizada em casa e discutida antes do início da
experimentação.
Objetivos:
* O estudante deve focar na elaboração dos objetivos educacionais da aula prá-
tica. Importante modelar essa escrita usando os verbos da taxonomia de Bloom
(anexo II).
Perguntas norteadoras:
* Momento de elaboração de questões, observações e perguntas sobre a prática
e o tema da aula.
Hipótese:
* Formulação de hipótese feita pelo estudante. A prática irá responder essa
proposta.
Materiais e métodos:
* Descrição das etapas realizadas, materiais e equipamentos necessários. Caso
seja um roteiro fixo, é válido que a elaboração seja realizada pelo professor com
as medidas de reagentes adequadas. O que não invalida as práticas acima (for-
mulação de hipótese e estudo da referência teórica).
Resultados e discussão:
* Momento de preenchimento dos resultados e análise do que deu certo e o que
não ocorreu. Relatar possíveis erros e incluir a relação entre o conhecimento
teórico adquirido em conjunto com a prática.
Conclusão:
* O estudante deve descrever o que ele compreendeu e realizou durante a práti-
ca. Importante que não seja feita cópia de outros materiais.
Referências:
* O estudante irá inserir nesse espaço as fontes utilizadas na elaboração da in-
trodução teórica (ver anexo III – como selecionar boas referências).
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