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Anexo I


                 Modelo de roteiro de aula prática no Laboratório de Ciências


                              Inserir o nome da Unidade Socioeducacional


           Estudante:
           Professor:
           Série:       Turma:           Prática n°:
           *Identificação da prática
           Introdução Teórica:
           * O estudante deve fazer uma introdução sucinta sobre o conteúdo trabalha-
           do, em formato de resumo com indicação das referências bibliográficas (livros,
           internet). Essa etapa pode ser realizada em casa e discutida antes do início da
           experimentação.
           Objetivos:
           * O estudante deve focar na elaboração dos objetivos educacionais da aula prá-
           tica. Importante modelar essa escrita usando os verbos da taxonomia de Bloom
           (anexo II).
           Perguntas norteadoras:
           * Momento de elaboração de questões, observações e perguntas sobre a prática
           e o tema da aula.
           Hipótese:
           * Formulação de hipótese feita pelo estudante. A prática irá responder essa
           proposta.
           Materiais e métodos:
           * Descrição das etapas realizadas, materiais e equipamentos necessários. Caso
           seja um roteiro fixo, é válido que a elaboração seja realizada pelo professor com
           as medidas de reagentes adequadas. O que não invalida as práticas acima (for-
           mulação de hipótese e estudo da referência teórica).
           Resultados e discussão:
           * Momento de preenchimento dos resultados e análise do que deu certo e o que
           não ocorreu. Relatar possíveis erros e incluir a relação entre o conhecimento
           teórico adquirido em conjunto com a prática.
           Conclusão:
           * O estudante deve descrever o que ele compreendeu e realizou durante a práti-
           ca. Importante que não seja feita cópia de outros materiais.
           Referências:
           * O estudante irá inserir nesse espaço as fontes utilizadas na elaboração da in-
           trodução teórica (ver anexo III – como selecionar boas referências).




           60  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
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