Page 58 - Ciências da Natureza
P. 58
MAMEDE, M. & ZYMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na Forma-
ção de Professores para o Ensino de Ciências. Enseñanza de las ciencias, Nú-
mero Extra. VII Congresso, 2005. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/
edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp320letcie.pdf. Acesso em: 12 mar.2020.
MENEZES, S.; LIMA, J.; SILVA, G.; ANDRADE, T.; LEITE, A. Projeto de Elabora-
ção de um Laboratório de Química. Projeto apresentado como requisito para
a avaliação da disciplina Instrumentação para o ensino da Química. Instituto de
Ciências exatas e naturais – Faculdade de Química: Universidade Federal do Pará.
Belém, Pará, 2010.
MONTAGNER, Cassiana; VIDAL, Cristiane; ACAYABA, Raphael. Contaminantes
emergente em matrizes aquáticas do Brasil: cenário atual e aspectos analíticos,
ecotoxicológicos e regulatórios. Química Nova, Vol.40, n.9, 1094-1110, 2017.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de orientações para uti-
lização do laboratório escolar de ciências da natureza na rede estadual de
ensino do Paraná. SEED/PR, Curitiba. 2013. 42 p.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educa-
ção básica: Ciências. Paraná. 2008. 88 p.
PEREIRA, Maria Alice. A Importância do Ensino de Ciências: aprendizagem
significativa na superação do Fracasso Escolar. Programa de Desenvolvimento
Educacional (PDE – 2008), SEED, Estado do Paraná. v. 23, p.1-31, 2008. Disponível
em: http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2233-8.pdf.
Acesso em: 18 dez. 2019.
PEREIRA, Zeni Terezinha Gonçalves. SILVA, Denise Quaresma da. Metodologia
Ativa: Sala de Aula Invertida e suas Práticas na Educação Básica. Revista Iberoa-
mericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2018, 16(4), 63-78.
Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/9957. Aces-
so em: 10 set. 2020.
POSSOBOM, Clívia Carolina Fiorilo; OKADA, Fátima Kazue; DINIZ, Renato da
Silva. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e ciências: relato
de uma experiência. In: GARCIA, W. G.; GUEDES, A. M. (Orgs.). Núcleos de ensi-
no. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, 2003. p. 113-123.
GOMES, Marcella de Souza C. Rayol (Org.). Brasília: UBEE, 2019.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 57