Page 59 - Ciências da Natureza
P. 59

RIO DE JANEIRO. Manual de Emergências do Tribunal de Justiça do Rio de
          Janeiro. Estado do Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: http://www.tjrj.jus.br/do-
          cuments/10136/7399701/6-pags-82-a-84-emergencias-orientacao-sobre-o-uso.
          pdf/7b6904ee-79dc-fa6f-3218-01bdbf590a9f?version=1.0. Acesso em: 22 set. 2020.

          SÁ, Eliane Ferreira; PAULA, Helder de Figueiredo e; LIMA, Maria Emília Caixeta de
          Castro Lima; Aguiar, Orlando Gomes de. As características das atividades inves-
          tigativas segundo tutores e coordenadores de um curso especialização em ensino
          de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 6,
          Florianópolis, SC, Atas. Sociedade Brasileira de Física, 2007.
          SÃO PAULO. Centro Paula Sousa – Governo do estado de São Paulo. Projeto: Pa-
          dronização do tipo e quantidade necessária de instalações e equipamentos
          dos laboratórios das habilitações profissionais – Ensino Médio. Agosto de
          2010. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/padronizacaodelaboratorios/
          pdfs/pdf_33.pdf.  Acesso em: 24 set. 2020.

          SÃO PAULO. Instituto de Medicina Tropical – Universidade de São Paulo. Comis-
          são de Biossegurança e Riscos Químicos – Aulas. Dr. Fabio Luiz N. Marques,
          Centro de medicina Nuclear – FMUSP (LIM-43): Segurança em laboratórios, ge-
          renciamento e descarte resíduos químicos. Copyright 2016. Disponível em: http://
          www.imt.usp.br/wp-content/uploads/comissoes/bio/bio-riscos_quimicos.pdf.
          Acesso em: 04 dez. 2020.

          SASSERON, Lúcia Helena; BRICCIA, Viviane; CARVALHO, Anna Maria Pessoa.
          Aspectos da natureza das ciências em sala de aula: exemplos do uso de textos
          científicos em prol do processo de alfabetização científica dos estudantes. In:
          Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas [S.l:
          s.n.], 2013.

          SILVA, Cibelle Celestino; PRESTES, Maria Elice Brzezinski (Orgs). Aprendendo
          ciências e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos,
          SP. Tipographia Editora Expressa, 2013.

          SESMT. Serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do traba-
          lho. Procedimentos de segurança para atividades em laboratórios. Univer-
          sidade de São Paulo, 2018 . Disponível em: http://cipa.fmvz.usp.br/wp-content/
          uploads/sites/32/2018/07/Procedimentos-de-Seguran%C3%A7a-Para-Ativida
          des-em-Laborat%C3%B3rios-SESMT-USP.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.
          SOUZA, Fábio Luiz; AKAHOSHI, Luciane Hiromi; MARCONDES, Maria Eunice
          Ribeiro; CARMO, Miriam Possar. Atividades experimentais investigativas no




           58  Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64