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Anexo IV

                      A taxonomia de Bloom e os objetivos educacionais das aulas práticas


                    Conforme visto no Capítulo 1, os objetivos das aulas práticas são diversos e
                    selecionados de acordo com a temática a ser desenvolvida. Laburú (2005) propõe
                    a organização dos objetivos referentes à realização das atividades experimentais
                    em quatro categorias:
                    1.  motivacional, que envolve atividades que despertam a curiosidade dos
                      estudantes;
                    2.  funcional, focada em experimentos de simples manipulação de equipamentos;
                    3.  instrucional, utilizada em casos de explicação de conteúdos e modelos; e
                    4.  epistemológica que,  propõe ratificar um conhecimento.

























                    Portanto, o professor deverá realizar uma meticulosa  preparação da aula
                    observando a taxonomia de Bloom, de acordo com os objetivos selecionados na
                    prática a ser realizada. Dessa forma, a pirâmide de Bloom e os verbos da tabela a
                    seguir serão orientadores da prática no laboratório de ciências.










                               Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza  63
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