Page 64 - Ciências da Natureza
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Anexo IV
A taxonomia de Bloom e os objetivos educacionais das aulas práticas
Conforme visto no Capítulo 1, os objetivos das aulas práticas são diversos e
selecionados de acordo com a temática a ser desenvolvida. Laburú (2005) propõe
a organização dos objetivos referentes à realização das atividades experimentais
em quatro categorias:
1. motivacional, que envolve atividades que despertam a curiosidade dos
estudantes;
2. funcional, focada em experimentos de simples manipulação de equipamentos;
3. instrucional, utilizada em casos de explicação de conteúdos e modelos; e
4. epistemológica que, propõe ratificar um conhecimento.
Portanto, o professor deverá realizar uma meticulosa preparação da aula
observando a taxonomia de Bloom, de acordo com os objetivos selecionados na
prática a ser realizada. Dessa forma, a pirâmide de Bloom e os verbos da tabela a
seguir serão orientadores da prática no laboratório de ciências.
Diretrizes para o laboratório de ensino de Ciências da Natureza 63