Page 32 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 32
5. USOS VARIADOS E ESPAÇOS MULTIUSO
Além de estudo e consulta ao acervo, o espaço da biblioteca pode ser utilizado para eventos
como contação de história, recepção de autores, noite de autógrafos, premiação de leitor desta-
que, visitas guiadas, entre outros.
A visita guiada é uma atividade importante para que estudantes e professores conheçam a bi-
blioteca e usufruam, de forma efetiva, dos seus serviços. Quando bem estruturada, a visita pode
favorecer a autonomia dos estudantes e demais usuários, pois passam a ter maior independên-
cia na busca e no uso das informações disponíveis. A visita guiada pode acontecer no início do
ano letivo, atendendo a maior parte dos estudantes e docentes, e em momentos específicos
ao longo do ano, atendendo alunos e professores novatos. Quando articulada com as equipes
docentes, as visitas guiadas podem favorecer aspectos relevantes da aprendizagem dos estu-
dantes. Como exemplo, temos as visitas com foco na pesquisa destinada a estudantes do Ensino
Médio, especialmente no âmbito dos itinerários formativos optativos, que estimulam a leitura
de textos acadêmicos e a compreensão sobre a construção do conhecimento científico.
A realização dessas ações diversas pode acontecer de forma adaptada na entrada e no espaço
de estudos, quando não houver um ambiente específico, como “canto de contação de história”
ou “sala multiuso”.
Os espaços multiuso permitem que a biblioteca amplie sua oferta de serviços, viabilizando
a realização de eventos, palestras, apresentações artísticas, apresentação de filmes, aulões,
reuniões do clube de leitura, bate-papo com autores, entre outros. Esse espaço é geralmente
constituído por salas amplas, com mobiliário organizado de forma flexível, sendo possível
alterar sua configuração sempre que necessário. Em muitos casos, os espaços já incluem itens
como computadores, projetores, caixas de som, microfones, telas de projeção, quadros, puffs,
mesas para trabalho colaborativo etc. A existência desses espaços implica, muitas vezes, um
planejamento prévio quanto à construção ou reforma da biblioteca.
Figura 36 - Exemplo de espaço multiuso
Fonte: acervo Colégio Marista Rosário (Rede Marista Sul-Amazônia). Disponível em: https://bit.ly/3d8mcYs.
32 Guia de Organização da Biblioteca Escolar