Page 30 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 30
Figura 33 - Exemplo do uso de cores e mobiliário diferenciado na biblioteca
Fonte: acervo Colégio Marista Rosário (Rede Marista Sul-Amazônia). Disponível em: https://bit.ly/3L4RFaz.
A disponibilização de pontos com tomadas e de rede de internet sem fio para uso de compu-
tadores e tablets, por exemplo, também favorece o uso do ambiente. As bibliotecas que já pos-
suem a infraestrutura tecnológica (AP instalado) contam com acesso à rede “Marista Centro-
-Norte” para todos os colaboradores, por meio de login e senha de rede institucional. Para que
os estudantes também usufruam desse serviço, é necessário que a unidade solicite à Gerência
de Tecnologia da Informação do Escritório Central a ativação do segundo link de internet, de
modo a não comprometer a performance de acesso do link principal, indicando os principais
períodos de acesso previstos (por exemplo, durante o intervalo; nas aulas dos itinerários for-
mativos optativos do ensino médio; entre outros). Com o segundo link criado, basta solicitar
autorização para que os estudantes utilizem a rede com os logins e senhas institucionais já exis-
tentes no link exclusivo de aluno. Para eventos e ações específicas abertas ao público externo, é
possível, ainda, solicitar logins e acessos temporários para a ocasião.
Jogos educativos, como o xadrez, também podem ser ofertados em momentos específicos. Com
todos esses elementos, os espaços da biblioteca passam a se configurar também como espaços de
lazer e convivência, permitindo a interação e o compartilhamento de saberes entre os estudantes.
Figura 34 - Exemplo de espaço que favorece o lazer e a convivência
Fonte: acervo Colégio Marista Diocesano.
30 Guia de Organização da Biblioteca Escolar