Page 27 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 27

3. ESPAÇOS PARA LEITURA E PESQUISA


          O espaço da biblioteca deve favorecer momentos de leitura, estudo e pesquisa. Nesse sentido,
          é necessário que tanto o mobiliário quanto o ambiente físico sejam propícios para permitir
          momentos de leitura compenetrada. Para tanto, é importante que a biblioteca disponibilize
          mesas e cadeiras em quantidade suficiente para que estudantes, professores e a comunidade
          escolar como um todo tenham condições de se informar e aprofundar seus estudos.
          O mobiliário destinado ao espaço poderá atender locais de uso coletivo ou individual. No caso
          do espaço de uso coletivo, o mobiliário deverá ser organizado em local mais aberto, permitin-
          do que várias pessoas ou grupos utilizem ao mesmo tempo. Os espaços para uso individual
          (cabines ou baias de estudo) precisam estar disponíveis em ambiente mais silencioso, de modo
          a garantir um maior nível de concentração para os usuários. Ambos os espaços podem ser utili-
                                           6
          zados pelos professores em momentos de aula.  Tudo vai depender do planejamento realizado
          para aquele momento.
                   Figura 28 – Exemplo de espaço para pesquisa e trabalho colaborativo

























           Fonte: acervo Colégio Marista Rosário (Rede Marista Sul-Amazônia). Disponível em: https://bit.ly/3B7dkKw.






          6   Neste caso, recomenda-se que o mobiliário da biblioteca seja suficiente para atender a quantidade de alunos da maior turma.



                                            Guia de Organização da Biblioteca Escolar  27
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32