Page 37 - Guia de organização da biblioteca escolar
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8. EQUIPE
O bibliotecário, com a equipe que o auxilia, é responsável pelo bom funcionamento do espaço,
no que diz respeito ao apoio às demandas pedagógicas e educacionais, ao processo técnico de
material e a todas as questões organizacionais que envolvam o espaço da biblioteca.
Conforme a Lei n.º 4.084, de 30 de junho de 1962, “o exercício da profissão de bibliotecário
[...] só será permitido aos Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos
por escolas de Biblioteconomia de nível superior”. Na ausência temporária deste profissional,
auxiliares e assistentes de biblioteca poderão atuar em tarefas de rotina, garantindo o funcio-
namento do local.
No intuito de contribuir para o bom desempenho das equipes, elencamos a seguir as principais
atribuições dos profissionais que atuam na biblioteca, de acordo com a organização apresentada
no documento Equipes pedagógicas das unidades educacionais, de 2020.
BIBLIOTECÁRIO(A)
• Atuar em consonância com os processos pedagógicos e educacionais, criando subsídios
para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, nos diferentes segmentos, sob a orientação
da Vice-Direção Educacional;
• Participar de reuniões de coordenação para troca de informações, planejamento e redirecio-
namento de ações em conjunto com o corpo docente;
• Trabalhar em parceria com as coordenações no contato com autores, editores, livreiros e
demais profissionais do mercado editorial;
• Agir em prol do livro, da leitura e da pesquisa, facilitando o acesso à informação e dinamizando
as práticas da biblioteca;
• Articular, com os diversos setores da unidade, projetos de interesse para a comunidade
educativa;
• Propor projetos de integração entre as diferentes áreas curriculares e a prática da leitura;
• Divulgar as novas aquisições para o acervo da biblioteca, incentivando o hábito da leitura,
por meio de estratégias de empréstimo de livros;
• Garantir o tratamento técnico e o gerenciamento do acervo da biblioteca;
• Assegurar o bom desempenho das equipes, exercendo perfil de liderança;
• Garantir atendimento adequado a todos os usuários da biblioteca;
• Zelar e garantir o uso adequado dos bens materiais presentes na Instituição;
• Manter-se atuante dentro da Instituição e em constante processo de formação;
• Estar devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia;
• Assessorar a Diretoria nos assuntos para os quais for solicitado.
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