Page 40 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 40
10. CHECKLIST DIAGNÓSTICO DA
BIBLIOTECA
No intuito de subsidiar o planejamento e as tomadas de decisão em relação aos espaços de
biblioteca, apresentamos, a seguir, um checklist para a realização de um diagnóstico sobre o
8
status geral da biblioteca e subsidiar a tomada de decisões e o planejamento do espaço e
acervo. Ele pode servir de base para a avaliação da necessidade de melhorias e ajustes nos
espaços disponíveis, em diálogo com a Gerência Socioeducacional e demais setores responsáveis
pela organização das estruturas e dos acervos das unidades.
CHECKLIST – DIAGNÓSTICO DA BIBLIOTECA 9
NÃO NÃO SE
PESSOAL ORIENTAÇÃO ADEQUADO
ADEQUADO APLICA
A biblioteca possui bibliotecá- O bibliotecário da unidade deve
rio(a) com registro no Conselho estar devidamente registrado
Regional de Biblioteconomia? no Conselho.
A biblioteca possui auxiliares A biblioteca deve ter equipe
de biblioteca ou estagiários em mínima para o seu bom
cada um dos turnos? funcionamento.
NÃO NÃO SE
ACERVO ORIENTAÇÃO ADEQUADO
ADEQUADO APLICA
A biblioteca realiza anual- A biblioteca requer investi-
mente compras de obras para mento periódico para compra
o acervo? de acervo.
A biblioteca utiliza o termo O termo de doação é importan-
para formalizar as doações de te para formalizar o processo de
livros? doação de materiais.
A permuta ou troca de ma-
A biblioteca realiza permuta teriais com outras unidades
de exemplares repetidos com é uma prática recomendável
outras unidades? para otimizar os recursos da
instituição.
Livros didáticos desatualizados
A biblioteca possui livros didá-
ticos no acervo? não contribuem com o aprendi-
zado dos estudantes.
A biblioteca possui o livro O livro didático do professor
didático que foi adotado no traz as respostas das atividades,
ano corrente (exemplar do o que pode facilitar a cópia por
professor)? parte dos estudantes.
8 Com base no documento “Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares”.
Disponível em: https://bit.ly/3Kp09ZS. Acesso em: 25 ago. 2022.
9 A unidade deve dispender esforços para que todos os itens descritos no checklist estejam na categoria “adequado”. Se um ou mais
itens forem assinalados como “não adequado”, orientamos que a unidade elabore um plano de ação com definição de investimento
(quando for o caso), recursos e prazo para adequação.
40 Guia de Organização da Biblioteca Escolar