Pastoral Escolar

A evangelização de crianças e adolescentes é um dos pilares da atuação de todas as Unidades que compõem o Marista Centro-Norte. Com o objetivo de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, as atividades da pastoral levam os fundamentos cristãos às crianças e adolescentes por meio de leituras, música, catequese e prática da solidariedade em variados projetos.

Além de despertar nos estudantes o interesse por Jesus Cristo e Maria, estimula-se a inserção na vida eclesial e social, e atividades em grupo que contribuam para o amadurecimento da fé.

Indo além dos ensinamentos, a cada estudante é feito o convite a colocar em prática o amor de Cristo, ao suscitar o espírito missionário e o olhar cuidadoso e solidário para o próximo.

Pastoral Juvenil Marista - PJM

A PJM é um itinerário de educação na fé que visa contribuir na formação de lideranças juvenis, favorecendo o protagonismo, a convivência grupal, a troca de experiências e o compromisso socioambiental, no cultivo da espiritualidade e do carisma marista, com base nos valores do Evangelho e nos ensinamentos de São Marcelino Champagnat.

Direcionado para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Ex-alunos

Infância Missionária

Tem o objetivo de suscitar o espírito missionário nas crianças, concretizando a intuição de Marcelino Champagnat, que afirmava que “todas as dioceses do mundo entram em nossos planos” e, assim, proporcionar uma visão ampliada de mundo, de protagonismo e de solidariedade, impulsionando-as a construir uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Direcionada para estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Acolhida Marista – Amar

Tem como objetivo fortalecer o carisma Marista na ambiência do colégio, por meio da espiritualidade cristã, música, dança, arte e cultura, no momento de acolhida. As crianças são recepcionadas com instrumentos musicais e brinquedos, aprendendo de forma lúdica os princípios da espiritualidade.

Direcionado para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Catequese: Eucaristia

A catequese é proposta como iniciação cristã católica, dado o fato de que a comunidade educativa constitui uma autêntica comunidade de fé. A catequese da iniciação à Eucaristia visa proporcionar um momento de formação humana e cristã às crianças, com o diferencial de entrar em sua realidade, em seu mundo, em sua linguagem e conforme o seu potencial para o aprendizado. A preparação para a primeira comunhão se dá em dois anos.

Direcionada para estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Missão Marista de Solidariedade – MMS

A MMS incentiva a realização de projetos comunitários, como exercício para o desenvolvimento do senso de responsabilidade, cuidado, aprendizado multidisciplinar e empreendedorismo. Tem como objetivo geral vivenciar a missão como possibilidade de estudo e de transformação social, cultivando a cultura da solidariedade.

Direcionado a estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, famílias e comunidade educativa em geral.

Amiguinhos de Champagnat

Tem o objetivo de contribuir com a educação integral das crianças e seu processo de amadurecimento na fé, vivenciando e aprofundando a espiritualidade cristã e o carisma Marista. Busca despertar nas crianças o amor pelos valores cristãos e humanos, no desejo de que se tornem homens e mulheres completos.

Direcionado para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Sementes Maristas – Semar

Tem o objetivo de proporcionar às crianças da primeira infância um espaço de formação e vivência espiritual, a fim de fortalecer o sentimento de pertença à vida comunitária, por meio de valores e virtudes. Elas aprendem, desde tenra idade, a semear o amor, a paz e boas atitudes.

Direcionado para estudantes da Educação Infantil.

 

Catequese: Crisma

Essa etapa de formação busca o aprofundamento na fé a partir da experiência religiosa de Deus, que acontece na própria pessoa do adolescente e do jovem. Proporciona aos catequizandos o crescimento no conhecimento de si mesmos e da pessoa de Jesus Cristo, provocando e facilitando o amadurecimento humano e cristão em suas diversas dimensões. Essa fase de formação tem duração de um ano.

Direcionado para estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. 

Voluntariado Estudantil Marista – VEM

Tem o objetivo de favorecer experiências de compromisso e incidência social para os estudantes, garantindo espaço-tempo, de modo processual e orientado, para o desenvolvimento de ações voluntárias, fundamentadas nos valores cristãos, éticos e civilizatórios, tendo em vista a cultura da solidariedade.

Direcionado a estudantes do Ensino Médio.