O Colégio Marista Dom Silvério é integrante do Instituto dos Irmãos Maristas, que foi fundado em 1817, por São Marcelino Champagnat, na França. Em Belo Horizonte, a presença Marista começa em 1950. Inicialmente, como Externato São José e com apenas 54 estudantes do curso primário, a Unidade se estabelece como “Colégio Dom Silvério” com a inclusão do curso ginasial em 1951 e com a abertura do curso científico, em 1958. O nome Dom Silvério é uma homenagem ao então bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, que solicitou a vinda dos Irmãos para o Brasil, em 1897.

Em 1973 surge a Vila Marista com um espaço totalmente diferenciado para receber as crianças da educação infantil. A estrutura foi planejada para fazer referência a uma cidade do interior de Minas Gerais, onde cada sala é um pequeno prédio, simbolizando uma prefeitura, fórum, correio, etc. Mais tarde, a Vila Marista inclui em sua arquitetura uma réplica da Igreja do Ó, de Sabará.

No ano de 1981, o termo “Marista” é incluído ao nome da escola, estabelecendo a nomenclatura “Colégio Marista Dom Silvério” que perdura até os dias atuais. Nos últimos anos, a escola tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como a Sinum (Simulação Interna das Nações Unidas Marista), JIM (Jogos Internos Marista), Mostras de Arte e Cultura, VEM (Voluntariado Estudantil Marista) e muitos outros.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com laboratório de ciências da natureza, de robótica e de informática, diversas quadras poliesportivas cobertas e descobertas, piscina semiolímpica, ampla biblioteca, espaço exclusivo para a 3ª série do Ensino Médio, e ensino integral para os estudantes da Educação Infantil e do Fundamental I.

Atuando da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Marista Dom Silvério é dirigido pelo profº. Dr. Vanderlei Soela, pela profª. Ms. Regina Folsta, vice-diretora Educacional, e Hélio Antônio Silva, vice-diretor Administrativo.