O Marista, ao longo da história, compromete-se com a criação de espaços de participação, contestação e amplificação das vozes dos excluídos e marginalizados. A educação integral, proposta por Marcelino Champagnat, rompe as barreiras da sala de aula, das instituições escolares, assim como, a pedagogia da presença, um dos princípios maristas, e desafia-nos a estar ao lado daqueles que necessitam, em especial, crianças, adolescentes e jovens, acompanhando seu aprendizado e ação fora das formalidades curriculares.
Assim, desenvolve projetos e programas que ampliam o espaço formativo e caminham para a compreensão de instâncias de formulação de políticas públicas, como no caso do projeto pedagógico SIM – Simulação Internacional das Nações Unidas. Há, ainda, participação em instâncias colegiadas de formulação e gestão pública, como conselhos de direitos, e em campanhas nacionais e debates nessa área. Existem, também, iniciativas que fomentam o protagonismo infantojuvenil, como as Comissões das Juventudes, e o Voluntariado Estudantil, ligados à Evangelização, dentre outras boas práticas.
De outro lado, nossas escolas sociais oferecem educação integral gratuita a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com proposta educativa e evangelizadora referência em mais de 80 países. Além do ensino regular, que segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também proporcionamos acesso a aulas de robótica, educação tecnológica, esporte, arte, cultura e variadas atividades de pastoral, entre outras ações de apoio aos estudantes e famílias atendidos. Todo o trabalho é pautado na missão de São Marcelino Champagnat, que se dedicou a tornar Jesus Cristo conhecido e amado e a formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.