Fundado em 6 de fevereiro de 1911, o Colégio Marista São Luís surge a partir da chegada dos Irmãos Romildo e Martírio, e mais oito discípulos do Juvenato de Aubenas, ao estado de Pernambuco. Mais especificamente, o Irmão Paulo Berchmans funda, no sobradão da Estação Ponte d’Uchôa, o Colégio Imaculada Conceição, que recebe os seus primeiros alunos.

Nos últimos anos, o Colégio tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. São desenvolvidos projetos estruturantes no campo evangelizador e também no campo educativo na perspectiva de investigação e produção de conhecimentos, a fim de operacionalizar e dinamizar os princípios e valores da pedagogia marista.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, que valoriza formação humana, qualidade de ensino, resultados acadêmico e incentivo ao protagonismo. Tudo permeado pela convivência, valores humanos e espirituais.

O Colégio Marista Marista São Luís atende, atualmente, cerca de 2200 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O professor Gleison Olivo exerce a direção geral, ao lado de Lucielma Ribeiro da Silva, na vice-direção Educacional, e de Cláudio Plácido da Fonseca Silva, na vice-direção Administrativa.