A Escola Marista Sagrado Coração tem suas raízes na chegada dos Irmãos do Sagrado Coração, Irmãos canadenses, a cidade de Fortaleza, em 1972. Depois de pesquisar sobre as necessidades da região, fundaram uma escola para as populações carentes da região do bairro Maraponga. As atividades tiveram seu início em 1974. Alguns anos depois, a obra educativa foi entregue a D. Aloisio Loscheider, que solicitou o auxílio dos Maristas para sua continuidade. Desde, então os Irmãos tecem junto ao bairro a história e obra desta comunidade escolar, tendo começado as atividades como escola Marista em maio de 2011.

Atualmente, a Escola Marista Sagrado Coração é mantida pelos Maristas como escola social, gratuita, atendendo aos mais pobres da região da Maraponga e adjacências. Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Assim, são desenvolvidos projetos como monitorias estudantis, programas de incentivo à leitura, fomento a inovação e tecnologia em sala de aula, foco na formação docente e atividades pastorais.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, a escola é constituída por educadores qualificados e um ambiente favorável à aprendizagem, com biblioteca, laboratório de tecnologias educacionais, aulas de robótica, quadra poliesportiva, atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e espaços pastorais.

A Escola Marista Sagrado Coração atende, atualmente, cerca de 530 estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Irmão Paulo Henrique Soares exerce, atualmente, a direção da escola, ao lado de Francisdil dos Reis Macedo, assessor pedagógico, e Daniele Barbosa, assessora administrativa.