Em 1894, o colégio católico Pio X funcionou no palacete Abiahy, pois na ocasião era o local da residência episcopal, e, posteriormente, no Convento de São Francisco. A história evangelizadora a partir do carisma do fundador da obra Marista, São Marcelino Champagnat, passou a existir a partir de 1927, quando os primeiros Irmãos da Paraíba assumiram o convite feito pela Arquidiocese e passaram daquele ano em diante a gerir o Colégio Marista Pio X. O primeiro diretor foi Irmão Mário Elói. Dentre as ações marcantes desse período destacam-se a dimensão acadêmica, uma efetiva ação pastoral, práticas esportivas e iniciativas de arte e cultura. A história credencia o Colégio Marista Pio X como a maior e mais importante instituição de ensino particular de educação básica da Paraíba, formando respeitáveis lideranças.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como a SMACC – Semana Marista de Arte, Cultura e Conhecimento, que desenvolve no estudante o senso crítico, a capacidade de reflexão e a prática de pesquisa de forma interdisciplinar; o Cântaro das Letras, que estimula o gosto pela leitura e a competência para interpretar e produzir textos nos diferentes campos de conhecimento por meio da ludicidade e as Olimpíadas Externas e Olimpíada Interna Marista, que, de forma interdisciplinar, busca integrar todas as áreas do conhecimento em um diálogo colaborativo, com vistas a uma formação integral dos estudantes.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com ampla estrutura que contempla um considerável complexo esportivo com parque aquático, campo de futebol, ginásio e quadras esportivas, bem como complexo cultural que contempla biblioteca, sala de dança de dança, teatro e o Centro Marista de Arte e Cultura. Além da excelente estrutura, a Unidade conta com um Núcleo e Laboratório de Produção Textual, Aulas de Educação Tecnológica para o Ensino Fundamental I, Sistema Marista de Educação, espaços de estudos individuais, o Marista ID – que oferece cursos de idiomas, o Centro Marista de Arte Cultura, os Serviços de Escolinhas e Treinamentos – SETE, Ações e atividades pastorais e o Programa Bilíngue para os estudantes da Educação Infantil, que se estenderá, em 2021, ao 5° ano do Ensino Fundamental. Tudo a serviço de uma gestão escolar com excelência.

O Colégio Marista Pio X atende, no momento, cerca de aproximadamente 1.700 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A Diretoria atual é composta pelo profº Aloirmar José da Silva, diretor Geral, ao lado de Andressa Wolkartt, Assessora Educacional, e José Thiago Guedes, Assessor Administrativo.