Fundado em 1959, o Colégio Marista Patos de Minas surge a partir da chegada dos Irmãos ao estado de Minas Gerais, mais especificamente em Congonhas do Campo. Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a grande festa de inauguração do colégio, com fogos de artifício que iluminaram a noite dos patenses, que tanto sonharam com o Ginásio Nossa Senhora de Fátima, primeiro nome dado ao colégio. A cada ano, o número de estudantes crescia, solidificando a marca Marista como um educandário de respeito, colaborando para a formação de centenas de adolescentes. Em 1994, iniciou-se uma reforma geral nas dependências do colégio, ampliando sua estrutura física com a construção do ginásio, quadras poliesportivas, teatro de arena, salão nobre, audiovisual, biblioteca e laboratórios de Física, Bioquímica e Informática.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como o SEMAR, Amiguinhos de Champagnat, Infância Missionária, PJM, NAV, Missão Marista de Solidariedade, Jogos Internos Maristas, Festa Junina da Solidariedade, Dia da Família, Mostras Maristas do Conhecimento, Simulação Internacional Marista, Intercâmbios Esportivos e Culturais, Trabalhos de Campo e projetos pedagógicos voltados para o Enem e vestibulares, como o Prepara, e Aulões das quatro grandes áreas do conhecimento.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com a melhor estrutura física da cidade e região, um currículo inovador, com carga horária ampliada e excelência acadêmica, sendo o 1º lugar geral no Enem.

O Colégio Marista Patos de Minas acolhe e colabora com a formação integral de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Adriana Carvalho Rodrigues exerce a direção, ao lado de Lília Vilela Melo, Vice-diretora Educacional, e Nino Francisco Ribeiro Soares, Vice-diretor Administrativo.