Fundado em 2003, o Colégio Marista Patamares surgiu a partir do sonho do Ir. Achylles Scapin de transformar o Lar Marista (antiga Chácara dos Maristas em Salvador/BA) em uma nova Unidade Educacional, com perspectiva de formação integral para crianças, adolescentes e jovens, baseada nos princípios de São Marcelino Champagnat. Logo, ganhou notoriedade pela qualidade pedagógica e imponente estrutura arquitetônica, erguida em meio às áreas privilegiadas da orla marítima da capital baiana.

Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a conquista de boa reputação e credibilidade na sociedade local; a presença da Comunidade Religiosa; bem como a prática de padrões diferenciados, entrelaçando os espaço tempos e as dimensões pedagógica, tecnológica, religiosa, artística e esportiva.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como a Missão Marista de Solidariedade (MMS), Intercâmbio Esportivo-Cultural, Voluntariado Marista, Jogos Internos Maristas (JIM), Festival Marista de Arte e Cultura (FEMAC), Sarau Cultural, Gincana Marista, Mostras do Conhecimento, entre outros.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, em uma área aproximada de 30.000 m², que reúne modernidade aplicada a cerca de 70 salas de aula, áreas de lazer, laboratórios de ciências naturais e informática, bibliotecas informatizadas, teatro, anfiteatro, capela, parques, pátios, cantina, espaço aquático de referência e complexo esportivo para a prática de esportes e congraçamento social.

O Colégio Marista Patamares atende, atualmente, cerca de 2 mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Ir. Carlos Henrique da Silva exerce a direção, ao lado de Vagna Suze Fernandes de Oliveira, vice-diretora Educacional e Marcelo Bahia Diniz, vice-diretor Administrativo.