Fundado em 1997, o Colégio Marista Palmas surgiu a partir da necessidade de um novo tempo, de uma educação diferenciada, que atendesse as expectativas da capital mais jovem do Brasil, Palmas (TO). Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a construção do colégio junto com as grandes obras locais. Esse foi um período de transformações e de crescimento econômico e social da cidade.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos em várias áreas, como na área de sustentabilidade, Voluntariado Estudantil Marista (VEM), preparação para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com uma estrutura que oferece vários ambientes de aprendizagem e convivência, quadra poliesportiva, mini cidade, parque, laboratórios de biologia, física, química e matemática, sala de robótica, salas de aula climatizadas e equipadas para auxiliar o processo ensino-aprendizagem.

O Colégio Marista Palmas atende, atualmente, cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O educador Prof. José Braga Ribeiro Neto exerce a direção, ao lado da Elizangela Felício, Vice-diretora Administrativa.