Fundado em 1954, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha surgiu com a chegada dos Irmãos ao estado do Espírito Santo, em Vila Velha. Na época, a cidade ainda não possuía Ginásio ou Colégio e os estudantes da região precisavam se deslocar até a capital, Vitória, para estudar e disputar vagas nas poucas instituições existentes.

O Colégio trouxe para Vila Velha, além do ensino de qualidade, áreas verdes, de lazer e esporte, além do apoio na urbanização do entorno. O Irmão Diretor iniciou as obras de aterro nas proximidades do prédio, preparando-as para ajardinamento e arborização.

A formação de áreas verdes e para a prática de esportes sempre foram nosso objeto de preocupação e carinho.

Nos últimos anos, temos atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como o espírito de família, a solidariedade e a simplicidade. Por isso, são desenvolvidos projetos voltados à formação humana e cristã, educando para formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

As ações pastorais auxiliam no desenvolvimento das competências socioemocionais e no projeto de vida de cada estudante, a partir e valores como empatia, acolhida, cuidado com o planeta e cultura da paz.

A educação tecnológica e o projeto de robótica favorecem aos alunos a capacidade de planejamento, a cooperação e a solução de problemas.

No programa bilíngue, os educandos do maternal 3 ao 5º ano aprendem o inglês de forma lúdica e divertida. Esporte, arte e cultura, associados ao respeito às diferenças e ao trabalho em equipe, fazem parte do nosso dia a dia. O SeAC oferece atividades extracurriculares artísticas e culturais, como teatro, música e dança. O SETE oferta modalidades esportivas coletivas e individuais, como Futsal e Atletismo.

Na perspectiva da proposta educativa, ensinamos com o apoio de educadores qualificados e ambientes favoráveis à aprendizagem, como salas de aulas com equipamentos multimídia, espaços para práticas esportivas, áreas verdes, laboratórios, biblioteca, entre outros.

O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha atende, atualmente, cerca de 2021 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Álvaro Gonçalves é o diretor, ao lado de Isabela Deorce, vice-diretora Administrativa, e Mara Darós,  vice-diretora Educacional.