Page 34 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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5.3 Relatório de aulas práticas
Conforme Pereira e Col (2015), o relatório deve ser um texto técnico e ter
aspecto profissional. Nele, devem constar: o nome da Instituição, compo-
nente curricular, título da prática (ou práticas), integrantes do grupo, turma
e professor.
5.3.1 Relatório de aula prática – Modelo para
Educação Infantil
Ao trabalharmos com aulas práticas de Matemática neste segmento, deve-
mos nos preocupar em favorecer uma aula prática rica em informações, des-
cobertas e brincadeiras. Diante disso, estes estudantes em uma aula prática
não podem encontrar somente conteúdos, mas uma relação direta com seu
cotidiano e com sua capacidade de compreensão.
Segundo a BNCC (2018), as crianças vivem inseridas em espaços e tempos
de diferentes dimensões, com seus fenômenos naturais e socioculturais,
situando-se em diversos espaços (rua, bairros, entre outros), onde possam
demostrar sua curiosidade.
Considerando o exposto, o trabalho destes professores seria então: refletir
e selecionar, organizando de forma mediadora, situações que promovam o
desenvolvimento da criança. Trata-se de reunir elementos para organizar
tempos, espaços e situações que possam promover e garantir os direitos de
aprendizagem destes estudantes.
34 Diretrizes Curriculares Maristas