Page 31 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 31
Roteiro:
1º Em cada uma das mesas disponibilizar:
- Cartelas.
- Canetas.
- Folhas de papel.
2º sortear os números:
- Iniciar a atividade sorteando os números e realizando as operações
com o auxílio de uma calculadora e fazendo a marcação na cartela dis-
tribuída;
- Em um segundo momento solicitar aos estudantes que realizem as
operações sem o auxílio da calculadora, utilizando apenas a caneta e o
papel distribuído.
5.2.3 Aula Prática
Aula Prática - 03
Unidade: Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
Identificação da Aula: Cubo da Aula Prática nº:
soma através de dobraduras (origami)
Série / Turno: 8° ano
Local da Aula: Laboratório de
Matemática
Curso/Turno: Ensino Fundamental
Professor: Giovanne das Neves Qtd de kits por aula:
Vale de Brito
Data:
Horário: (50min de duração)
Competência: Modelar e resolver problemas usando representações
algébricas.
Habilidade: Resolver problemas que envolvam cálculos algébricos, fato-
ração, produtos notáveis, racionalização de denominadores e simplifica-
ção de frações algébricas.
Objetivo: Determinar, por meio de dobraduras de quadrados, estrutu-
ras para a construção do cubo da soma de dois termos.
31