Page 32 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 32
Materiais Necessários: 81 folhas de papel A4 para 27 cubos - Sendo: 36
para 12 cubos; 24 para 8 cubos; 18 para 6 cubos e 3 para 1 cubo.
Tesoura
Régua graduada
Cola/Cola de silicone
Velcro
Participantes: 35 alunos
Preparação da Aula Prática:
1. Professor assistir à videoaula de dobradura e construção de um cubo.
2. Mesas devidamente posicionadas de modo a garantir a mobilida-
de de estudantes e professores.
3. Material necessário a cada grupo disponibilizado nas mesas.
4. Roteiro disponibilizado em cada uma das mesas.
Roteiro:
1º Em cada uma das mesas disponibilizar:
- Papel A4.
- Régua.
- Tesoura.
2º Para a montagem: Dobrar uma folha de papel A4 retangular ao meio,
para em seguida, recortá-la, obtendo assim duas partes retangulares me-
nores e iguais.
Com a parte retangular menor, faça um quadrado por meio de outra
dobradura e recorte.
Com um quadrado, faça a dobradura para obter a estrutura de encaixe.
Com as estruturas definidas, monte o cubo, (unidade).
Solicitar aos estudantes que construam os 27 cubos, de acordo com as
cores pré-definidas e quantidades definidas (12, 8, 6, 1 cubo).
Para determinar o cubo, da soma final, solicitar aos estudantes que colem
os velcros nos cubos, de acordo com seus contatos de faces e termos do cubo.
Orientações Gerais:
Ao trabalhar com a oficina do cubo da soma de dois termos, indicamos
que o professor dialogue com a turma sobre os conceitos do cubo da soma
de dois termos, previamente apresentados em sala de aula. O professor
ainda pode apresentar as estruturas presentes nas dobraduras (polígonos,
como triângulos, quadriláteros), Relação de Euler, diagonal externa e in-
terna de um paralelepípedo, por meio do Teorema de Pitágoras.
32 Diretrizes Curriculares Maristas