Page 29 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 29
2º - Para a montagem:
Recortar sete círculos de cartolina e representá-los na forma de diagrama
de Venn, como na fi gura F5.
Fixar os números.
Solicitar aos estudantes que completem cada círculo de modo que a
soma dos números seja zero.
Orientações Gerais:
Ao trabalhar com a ofi cina de números inteiros, indicamos que o profes-
sor dialogue com a turma sobre os conceitos de números inteiros previa-
mente apresentados em sala de aula. O professor ainda pode apresentar a
relação de inclusão e os subconjuntos dos números inteiros.
Após os diálogos acima, solicite aos estudantes que completem cada cír-
culo de modo que a soma dos números seja sempre zero, considerando as
regras de sinais utilizadas para o trabalho com este conjunto.
Metodologia
Números inteiros
F1 - Amarre um F3 - Recorte cada cír-
barbante 16cm no F2 - Fixe o lápis no culo (ao todo sete cír-
lápis como mostra a centro do círculo. culos.)
fi gura.
F4 - o diagrama de F5 - Diagrama apre- F6 - Resposta espera-
Venn. sentado aos estudantes. da.
Bibliografi a: https://bit.ly/2K8a71n Acesso: em 20 de mar.2019.
29