Page 22 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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QUADRO 10: QUADRO AVALIATIVO DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 10-10-10
Descrição Nota das
Componente Curricular Código Lyceum
avaliação 3 etapas letivas
Av1 Avaliação somativa 4
Língua Portuguesa
Matemática Avaliação
História Av2 diversificada 2
Geografia
Biologia Av3 Avaliação Interdisci- 2
Física plinar: Simulados
Química
Av4 Avaliação Interdisci- 2
plinar: Simulados
Av1 Avaliação somativa 4
Arte
Filosofia Avaliação
Sociologia Av2 4
Língua Inglesa diversificada
Produção textual Avaliação Interdisci-
Av3 2
plinar: Simulados
Interioridade e Avaliação
Projeto de Vida Av1 diversificada 10
Educação Física
Fonte: Autoria própria (2023)
A atividade avaliativa, em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados
da aprendizagem ao término de determinado processo educacional. A atividade deverá
apresentar 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas. Observa-se que a
proporção entre a quantidade de questões objetivas e discursivas muda gradativamente ao
longo das séries e dos segmentos. Para as disciplinas com uma aula por semana, a atividade
diversificada não deverá ser somativa podendo dar lugar a um conjunto de atividades, que
deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema neste campo. Para favorecer a análise didáti-
co-pedagógica dos instrumentos avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações
somativas deverão ser enviadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando
gabarito para as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a habilidade
avaliada. Para facilitar a somatória no caso de mais de uma atividade avaliativa, o professor
poderá utilizar questões modelo Enem, processos seletivos locais, entre outros.
22 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio