Page 22 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
P. 22

QUADRO 10: QUADRO AVALIATIVO DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 10-10-10
                                                Descrição        Nota das
             Componente Curricular  Código Lyceum
                                                 avaliação     3 etapas letivas

                                    Av1      Avaliação somativa    4
              Língua Portuguesa
                Matemática                      Avaliação
                 História           Av2        diversificada       2
                 Geografia
                 Biologia           Av3      Avaliação Interdisci-  2
                  Física                      plinar: Simulados
                 Química
                                    Av4      Avaliação Interdisci-  2
                                              plinar: Simulados

                                    Av1      Avaliação somativa    4
                  Arte
                 Filosofia                      Avaliação
                 Sociologia         Av2                            4
               Língua Inglesa                  diversificada
               Produção textual              Avaliação Interdisci-
                                    Av3                            2
                                              plinar: Simulados
               Interioridade e                  Avaliação
               Projeto de Vida      Av1        diversificada      10
               Educação Física
                                  Fonte: Autoria própria (2023)
          A atividade avaliativa, em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados
          da aprendizagem ao término de determinado processo educacional. A atividade deverá
          apresentar 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas. Observa-se que a
          proporção entre a quantidade de questões objetivas e discursivas muda gradativamente ao
          longo das séries e dos segmentos. Para as disciplinas com uma aula por semana,  a atividade
          diversificada não deverá ser somativa podendo dar lugar a um conjunto de atividades, que
          deverão ter as notas somadas e lançadas no sistema neste campo. Para favorecer a análise didáti-
          co-pedagógica dos instrumentos avaliativos pelos gestores pedagógicos, todas as avaliações
          somativas deverão ser enviadas pelos educadores aos respectivos gestores apresentando
          gabarito para as questões objetivas e discursivas. A formulação do gabarito para as questões
          discursivas validará se, de fato, o comando da questão atende com excelência a habilidade
          avaliada. Para facilitar a somatória no caso de mais de uma atividade avaliativa, o professor
          poderá utilizar questões modelo Enem, processos seletivos locais, entre outros.




           22  Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27