Page 23 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A avaliação diversificada busca contribuir com a realização de uma avaliação interdisciplinar
de caráter formativo, que possibilite aos alunos compreenderem a avaliação como parte de seu
processo de aprendizagem. A Av2 deve colaborar para que o aluno reflita sobre sua caminhada
acadêmica e se torne protagonista de seu processo de aprendizagem. Essa avaliação também
busca promover a criatividade do docente Marista e o trabalho em equipe, por isso, sugere-se
avaliações interdisciplinares, construção de mapas conceituais, aplicação de simulados que
respeitem a faixa etária e a maturidade dos estudantes, entre outras metodologias avaliativas.
É fortemente recomendável que avaliação diversificada conte com atividades relacionadas
à resolução de problemas, às sequências didáticas e ao pensamento maker.
A aplicação de simulados é fundamental para a preparação dos estudantes para o Enem e os
demais vestibulares, seriados ou não. Os simulados representam uma ótima oportunidade para
o levantamento de dados sobre a proficiência dos estudantes perante as habilidades correlacio-
nadas aos itens. Essas avaliações em larga escala são elaboradas a partir da Teoria de Resposta
ao Item (TRI), associadas à matriz de habilidades do Enem que possui aderência à Matriz Marista,
o que representa um progresso na elaboração dos instrumentos avaliativos para o segmento.
Com isso, os simulados deixaram de ser focados na mera memorização, gerando agora dados
de proficiência em habilidades específicas, o que favorece a análise da progressão dos estu-
dantes em sua curva de aprendizagem. Além dos simulados, poderão ser desenvolvidas ativi-
dades interdisciplinares, a partir de questões discursivas ou objetivas, ou ainda, a realização
de provas por área de conhecimento.
Os projetos pedagógicos articulam o projeto Político-Pedagógico-Pastoral que as unidades
deverão desenvolver em cada uma das etapas letivas. A pontuação obtida pelos estudantes em
cada projeto poderá valer para todos os componentes da área de conhecimento. Com o intuito
de garantir uma gestão eficiente dos processos e que os projetos alcancem as metas pré-esta-
belecidas pelos participantes, é fundamental a atuação integrada do vice-diretor educacional,
dos Coordenadores Pedagógicos e dos Coordenadores de Área, acompanhando os processos de
elaboração e execução das propostas pedagógicas e dos planos de ação, garantindo com isso a
execução das etapas nos prazos pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos,
questões fundamentais para que os estudantes possam de fato desenvolver as habilidades
e competências associadas às propostas pedagógicas de cada projeto. Vale ressaltar que, na
semana de culminância de cada um dos projetos, as Unidades não deverão aplicar provas
somativas, para garantir a dedicação dos estudantes e não prejudicar a qualidade das aulas
no período. É vetado a ocorrência de pontos extras distribuídos em virtude da realização
do projeto pedagógico.
Tratando-se da 3ª Série do Ensino Médio, devido à especificidade evidenciada nessa série,
na qual os estudantes estão com as atenções voltadas para o Enem e principais vestibulares, é
sugerido que as mostras sejam substituídas por um simulado, compondo a AV4. Fica a critério
da unidade socioeducacional a inserção ou não dos estudantes nos projetos.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 23