Page 24 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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A ordem das Mostras pode ser definida de acordo com as características locais de cada uma
das unidades. Considere que a ordem a ser apresentada adiante é apenas uma sugestão de
organização. Durante a primeira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista de
Conhecimento, Arte e Cultura. No decorrer da segunda etapa, as unidades poderão desenvolver
os projetos relacionados a ONU, para os estudantes de 9º ano e 1ª e 2ª séries do EM, trata-se da
Simulação Marista (SIM). Na terceira etapa, as unidades poderão desenvolver a Mostra Marista
de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação.
Cabe ressaltar que o estudante que não alcançar o aproveitamento mínimo de 70% dos pontos
distribuídos até a final do trimestre em curso, estará em condição de recuperação trimestral e
deverá ter garantido o direito de realizar uma atividade avaliativa de recuperação (vide nota de
rodapé nº 1).
Especialmente para a 3ª série do Ensino Médio, espera-se que, com essa organização de
avaliações, os estudantes tenham um processo de formação acadêmica de excelência, em
acordo com suas próprias expectativas. É fundamental, nesse momento, que as unidades trans-
mitam para as famílias e para os próprios estudantes a segurança de que o processo formativo
Marista, tão empenhado em formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, também é capaz de
contribuir para que esses jovens possam fazer suas escolhas tratando da Educação Superior,
demonstrando a formação acadêmica necessária para ingressarem nas melhores instituições
do país, se assim desejarem. Como o Enem e os tradicionais vestibulares ainda são as portas de
entrada para essa etapa da vida dos estudantes, é obrigação de nossas escolas garantir a
liberdade de escolha para aqueles que confiaram a nós seu processo de formação integral.
24 Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio