Page 16 - Guia de organização da biblioteca escolar
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Além da sinalização, outro fator relevante para uma boa utilização do acervo é garantir acessi-
          bilidade ao espaço. A adequada disposição das estantes na biblioteca não deverá focar apenas
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          a harmonia e estética do ambiente, mas, sim, permitir que pessoas com deficiência  possam
          se locomover e acessar os livros nas estantes de forma autônoma (os terminais de consulta ao
          acervo também deverão ser acessíveis).
                     Figura 11 – Alcance lateral manual sem deslocamento do tronco













































          3   De acordo com o artigo 2º da Lei n.º 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com

            Deficiência), “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, inte-

            lectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade
            em igualdade de condições com as demais pessoas”.
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