Page 13 - Guia de organização da biblioteca escolar
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Outros materiais também podem não fazer sentido na composição do acervo da biblioteca,
como, por exemplo, os livros didáticos e as enciclopédias. Os livros didáticos desatualizam
com facilidade e ocupam muito espaço nas estantes. As enciclopédias impressas já foram
muito utilizadas nas bibliotecas, mas têm perdido cada vez mais espaço para os conteúdos
online. A recomendação é de que livros didáticos e enciclopédias desatualizados não sejam
incorporados ao acervo. Bibliotecas que já possuem estes materiais deverão encaminhá-los
para reciclagem.
Além de desatualizarem rapidamente, boa parte dos livros didáticos que são destinados
ao acervo da biblioteca corresponde ao livro do professor. Quando os livros doados para a
biblioteca são os mesmos livros didáticos adotados pela escola, corre-se o risco de os estu-
dantes copiarem as respostas das atividades solicitadas em sala. Para evitar que isso aconteça,
esse material poderá ficar disponível para consulta dos docentes na sala das coordenações ou
dos professores. Em caso de necessidade, livros didáticos atualizados de editoras diferentes
da adotada no ano corrente poderão compor o acervo para estudo dos alunos. Esse material
precisará ser renovado sempre que os livros passarem por atualizações.
O uso adequado do acervo envolve uma boa organização e apresentação dos materiais nas
estantes, de modo a permitir que sejam encontrados com facilidade e rapidez. É importante
que as prateleiras não fiquem totalmente cheias de livros, pois isso dificultará a movimentação
do acervo (inclusão de novos itens), e impedirá a circulação de ar entre os materiais e dentro da
própria biblioteca. Uma estante muita cheia também dificulta a retirada dos livros, o que pode
ocasionar dano na lombada (parte que protege a costura dos cadernos de um livro).
O planejamento em relação à quantidade de exemplares a serem adquiridos é fundamental
para se evitar um crescimento desordenado do acervo. A recomendação é que o total de aquisições
para um mesmo título não ultrapasse cinco exemplares, o que permite que o acervo cresça com
foco na diversidade e não na quantidade de obras. Para alguns contextos, especialmente as
unidades sociais, essa prática pode não ser aplicável. Isso porque, em muitos casos, a unidade
precisa de um título para cada estudante, para atender projetos específicos de uma turma ou
ano. Neste caso, as obras são compradas ou recebidas por doação em maior quantidade e todas
são incorporadas ao acervo. Para evitar que a biblioteca cresça com pouca diversidade de títulos,
recomenda-se que, ao final dos projetos, parte dos exemplares seja permutado com outras
unidades maristas que demonstrem interesse. Para a troca de materiais, poderá ser aproveitado
o serviço de malote.
No que se refere à preservação do acervo, é importante considerar a localização física das
estantes. Elas não podem ficar em ambientes com incidência direta de luz solar (por exemplo,
próximas de janelas), pois acarretará danos aos materiais. A proximidade de janelas também
ocasiona risco de danos físicos aos livros em virtude de respingos de chuva ou excesso de
umidade. O ideal é garantir que todo o conjunto de estantes fique em local afastado das janelas.
Quando o espaço não permitir a centralização das estantes, recomenda-se que as janelas sejam
cobertas com cortinas ou persianas, de modo a evitar a incidência da luz do sol. Em períodos de
chuva, as janelas próximas de estantes deverão permanecer fechadas.
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