Page 9 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 9
Figura 3 – Formas de atualização do acervo
Fonte: elaboração própria.
Os livros recebidos por doação precisam ser selecionados com critérios específicos que garantam
sua adequação ao contexto escolar, pois nem tudo que é recebido será aproveitado para compor
o acervo. Isso inclui livros novos com temática ou público-alvo distintos daquele atendido
pela biblioteca. Por exemplo, o Colégio Marista São José – Barra recebeu, recentemente,
uma doação de mais de mil títulos novos de uma pessoa física. Os livros eram oriundos de uma
livraria que fechou e tratavam de assuntos e áreas diversas. Após formalização da doação, que
pode ser feita por meio de um termo específico (Figura 4 – Modelo de termo de doação de
livros), os livros foram encaminhados para a biblioteca e passaram por uma análise inicial.
Eles foram selecionados e as obras que estavam fora do contexto (ex. livros da área jurídica)
foram separadas e doadas para outras instituições. As obras selecionadas (algumas delas
podem ser visualizadas nas figuras 5 e 6) estão sendo inseridas no sistema e disponibilizadas
aos estudantes, professores e demais interessados.
Guia de Organização da Biblioteca Escolar 9