Page 9 - Guia de organização da biblioteca escolar
P. 9

Figura 3 – Formas de atualização do acervo



















                                   Fonte: elaboração própria.


          Os livros recebidos por doação precisam ser selecionados com critérios específicos que garantam
          sua adequação ao contexto escolar, pois nem tudo que é recebido será aproveitado para compor
          o acervo. Isso inclui livros novos com temática ou público-alvo distintos daquele atendido
          pela biblioteca.  Por exemplo, o Colégio Marista São José – Barra recebeu, recentemente,
          uma doação de mais de mil títulos novos de uma pessoa física. Os livros eram oriundos de uma
          livraria que fechou e tratavam de assuntos e áreas diversas. Após formalização da doação, que
          pode ser feita por meio de um termo específico (Figura 4 – Modelo de termo de doação de

          livros), os livros foram encaminhados para a biblioteca e passaram por uma análise inicial.
          Eles foram selecionados e as obras que estavam fora do contexto (ex. livros da área jurídica)
          foram separadas e doadas para outras instituições. As obras selecionadas (algumas delas
          podem ser visualizadas nas figuras 5 e 6) estão sendo inseridas no sistema e disponibilizadas

          aos estudantes, professores e demais interessados.



















                                            Guia de Organização da Biblioteca Escolar  9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14